, ,

Começa obra de duplicação da ponte sobre Arroio Tega, em Caxias do Sul

Na ponte, o volume diário médio de tráfego é de 18 mil veículos.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

29/01/25

às

16:24

Leonardo Coltrin divulgacao 3 2

Foto: Leonardo Coltrin/Divulgação

A concessionária CSG (Caminhos da Serra Gaúcha) e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram nesta quarta-feira (29) o contrato de início da duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no Km 73 da ERS-122, em Caxias do Sul.

“Com investimento de R$ 50 milhões, a obra está entre as maiores realizadas no Sul do Brasil, e os recursos são advindos do valor arrecadado com as tarifas do pedágio eletrônico free flow”, ressaltou a concessionária.

O governador Eduardo Leite vistoriou o início das obras de duplicação da ponte.

“Esta obra é um exemplo concreto do que planejamos ao estruturar o programa de concessões. Em pouco mais de um ano, a concessionária já implantou o sistema free flow e agora inicia a duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, uma obra de R$ 50 milhões que beneficiará diretamente os mais de 20 mil motoristas que transitam diariamente por este trecho. É uma intervenção estratégica para a Serra, região que tem papel central na economia do Rio Grande do Sul”, afirmou Leite.

A previsão de conclusão da duplicação é de 18 meses. Ao todo serão 75 trabalhadores envolvidos diretamente na duplicação. Devem ser utilizados 741.937 kg de aço e 4.959 m³ de concreto.

“Para realizar grandes obras é necessário planejamento e organização, o que garante que todas as etapas sejam concluídas com êxito. Para isso também contamos com o apoio e compreensão da comunidade, pois se trata de uma intervenção de grande impacto no tráfego durante este período”, ressaltou o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.

A estrutura terá 268m de extensão, 32m de altura e 12m largura, composta por sete vãos, 28 vigas longarinas protendidas, sendo 24 unidades de 38,80m e quatro unidades de 28,80m.

Na ponte, volume diário médio de tráfego é de 18 mil veículos.

obras
Eduardo Leite durante vistoria. Foto: Juliana Berg, CSG

Tópicos