, ,

Emater realiza mapeamento do povo Guarani no RS

Com mapeamento é realizado em 61 aldeias Guarani no Rio Grande do Sul, em 36 municípios.

Avatar de Redação RS

|

27/11/24

às

13:52

guarani indios

Foto: Divulgação/ Iphan

A Emater/RS, junto da SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural), começou a realizar o diagnóstico e mapeamento do povo Guarani no Rio Grande do Sul.

Esse processo tem como objetivo diagnosticar aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais dos povos, além de dar visibilidade para a comunidade.

De acordo com a antropóloga, extensionista e coordenadora de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para povos indígenas da Emater/RS, Mariana de Andrade Soares, com esse mapeamento será possível diagnosticar 61 aldeias Guarani no Rio Grande do Sul, em 36 municípios.

Segundo a antropóloga, o mapeamento é um instrumento de luta para o povo Guarani, que “lhes trará visibilidade para o desenvolvimento de politicas públicas que atendam suas necessidades”.

“Em breve poderemos encerrá-lo e ter a primeira divulgação dos dados para que, justamente agora, no ano de 2025, que começam também novas gestões municipais, os indígenas possam apresentar suas demandas, se fazendo visíveis para esses novos gestores que chegam”, disse Mariana.

“Temos que dar o lugar e a voz para os indígenas. É o que o diagnóstico permite, servir de apoio a essa luta política de resistência e resiliência, que já dura 524 anos”, completou.

Tópicos