, ,

Enart movimenta a cidade de Santa Cruz do Sul

O Enart destaca-se pela diversidade das apresentações e pela valorização das manifestações culturais do Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

15/11/24

às

16:55

enart santa cruz do sul

Foto: Divulgação

A cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, respira a cultura gaúcha, até domingo (17) o Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) movimenta o munícipio.

Considerado o maior festival amador de arte da América Latina, o evento reunirá, a partir desta sexta-feira (15), mais de 4.500 competidores em 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova e outros.

O Enart destaca-se pela diversidade das apresentações e pela valorização das manifestações culturais e artísticas do Rio Grande do Sul, atraindo milhares de espectadores ao Parque da Oktoberfest, onde ocorrerão as danças tradicionais, conhecidas por lotarem o espaço e encantarem o público.

Além das competições, a programação do Enart 2024 contará com atividades especiais para celebrar a cultura gaúcha. A Secretaria de Estado da Cultura promoveu nesta sexta, o “Encontro de Artes e Tradição Gaúcha na Comunidade”, um desfile temático que percorreu o centro de Santa Cruz do Sul.

No sábado (16), a Praça Getúlio Vargas será palco da Mostra Artística, com diversas apresentações e um show de encerramento do Grupo Alma Gaudéria.

A cerimônia de abertura oficial ocorre com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Medianeira e uma apresentação do DTG Poncho Verde, campeão do Enart.

Durante o fim de semana, as competições intensificam-se com eliminatórias e finais de algumas modalidades. No domingo, o evento culmina com as finais das danças tradicionais, apresentações de danças gaúchas de salão e atrações inclusivas, como a dança gaúcha de salão adaptada para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, representando as 30 Regiões Tradicionalistas.

Tópicos