Ao lado de representantes de entidades médicas, o presidente da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul ), Gerson Junqueira Jr., participou de uma reunião, na manhã desta sexta-feira, com o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Opperman.
O objetivo do encontro foi retomar o diálogo sobre a crise de remuneração que afeta os profissionais de saúde e os hospitais credenciados ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul.
A AMRIGS busca também a revisão das tabelas de honorários do IPE e a inclusão de novos códigos de procedimentos — tema que foi trabalhado com êxito junto ao plano em 2023.
“O que fizemos pelos médicos foi muito relevante. Quem sentiu o impacto das nossas discussões foi quem está na linha de frente e trabalha para o IPE. Esperamos recuperar esse processo. Queremos revisar os 95 códigos. Temos questões importantes em alguns deles. Também buscamos ampliar a listagem e revisar os honorários das consultas médicas em consultório e das visitas hospitalares”, analisou Gerson.
O presidente do IPE Saúde reconheceu o esforço das entidades médicas e ressaltou que a prioridade é garantir a satisfação dos profissionais que atendem os segurados. “O foco da nossa atenção é o segurado e, com a mesma importância, o trabalho dos médicos”, reiterou.
Opperman explicou que o IPE encomendou um estudo atuarial para avaliar quais reajustes e correções podem ser implementados para garantir a sustentabilidade do sistema.
“A expectativa é que seja estabelecido um cronograma de encontros, permitindo que as negociações avancem na reestruturação do modelo de atendimento do IPE Saúde e na valorização dos profissionais do setor”, finalizou AMRIGS.