A Corsan comunicou que intensificou as ações do plano de contingência para restabelecer abastecimento de água nas regiões atingidas pelas chuvas.
A companhia divulgou um comunicado na noite desta quinta-feira (19). “Conforme dados do sistema de monitoramento da companhia, no começo da noite desta quinta-feira, são 12 os municípios que enfrentam problemas de abastecimento de água em função do grande volume de chuvas, e cheias dos rios, que atingem vários pontos do Rio Grande do Sul”, disse.
Segundo a Corsan, as ocorrências estão relacionadas, principalmente, a avarias e alagamento em estruturas operacionais, alta turbidez da água e falta de energia elétrica.
Em Santa Maria, município mais afetado pelas chuvas intensas, a Corsan retomou a captação de água no rio Ibicuí e o sistema de abastecimento de água está em recuperação.
Confira a situação do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan:
Santa Maria
Com as ações emergenciais, a Corsan já recuperou cerca de 80% da capacidade de captação de água necessária para abastecer Santa Maria. As adutoras que levam água do rio Ibicuí até a estação de tratamento da Vila Vitória tiveram os rompimentos localizados nesta quinta.
“Com dificuldade de acesso de equipes e equipamentos ao local, a Corsan concluiu, nesta tarde, a instalação emergencial de uma nova rede para injetar mais água bruta no sistema, já que o rompimento das adutoras resultou na queda de 50% da vazão que chega para ser tratada na estação”, afirmou a assessoria de imprensa da Corsan.
Também foi instalada uma bomba submersa e uma outra está sendo instalada. Esses equipamentos irão impulsionar a água que passa pela rede, garantindo que chegue mais rápido até a estação de tratamento. Um booster (sistema de bombeamento) também foi reativado com a mesma finalidade.
Com a recuperação de parte da vazão necessária para abastecer a cidade, a água está sendo tratada para encher os reservatórios e, posteriormente, ser distribuída à população.
Arroio dos Ratos, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul e Rolante
As fortes chuvas provocaram a obstrução nos crivos de proteção das bombas de captação de água Arroio dos Ratos, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul e Rolante.
Em Arroio dos Ratos, o acúmulo de resíduos reduziu a vazão para a Estação de Tratamento de Água e o sistema segue em alerta, mas sem registro de desabastecimento até o momento.
Em Bento Gonçalves, a redução da captação levou à adoção de rodízio para minimizar os impactos, podendo haver baixa pressão ou desabastecimento pontual. Em Bom Retiro do Sul, equipes atuaram na limpeza dos crivos e o sistema está em recuperação, com retomada gradual do abastecimento ao longo desta noite.
Já em Rolante, mergulhadores realizaram a limpeza dos filtros durante a tarde desta quinta e o sistema segue em fase final de recuperação, ainda sem previsão de normalização, segundo a assessoria de imprensa da Corsan.
Alpestre e Planalto
Conforme a Corsan, moradores de Planalto e Alpestre deverão ter o fornecimento de água normalizado gradativamente após a volta da energia elétrica.
“A falta de luz comprometeu a captação no Rio do Mel, que abastece os dois municípios”, disse. “A distribuição de água será retomada após a recuperação do nível dos reservatórios da companhia”, completou.
Lajeado e Cruzeiro do Sul
Uma manutenção emergencial na estação de tratamento de água da Corsan, no bairro Hidráulica, em Lajeado, causou a interrupção ou instabilidade no abastecimento de água nos dois municípios, que possuem sistema integrado. “O reparo foi concluído durante esta tarde e a previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradativa”, afirmou.
São Sepé
Devido aos impactos das fortes chuvas, a tubulação de grande porte do sistema de distribuição de água, localizada junto à captação, está em manutenção. Durante os trabalhos, o abastecimento de água será interrompido em todos os bairros. A previsão é de retomada gradual ao longo da noite.
Três Passos
As equipes da Corsan atuam, desde a manhã desta quinta na Estação de Tratamento de Água para restabelecer o sistema de abastecimento ainda nesta noite.
As fortes chuvas afetaram a captação de água que abastece o município, interrompendo o fornecimento.
Faxinal do Soturno
A cidade registrou, na noite desta quinta, interrupção temporária no abastecimento de água devido à redução na produção, causada pela alta turbidez na fonte de captação, o que dificulta o tratamento.
Venâncio Aires
A Corsan está abastecendo os imóveis do Morro dos Narcisos, em Venâncio Aires, com caminhões-pipa desde a tarde desta quinta-feira, 19. A localidade e o distrito de Mariante foram impactados pelo alagamento da estação de tratamento de água responsável pelo fornecimento à região.
Enquanto a estação de água de Mariante permanecer inundada, não há previsão para a retomada da operação.
Ibirubá
Equipes da Corsan trabalham para normalizar o abastecimento de água nos bairros Progresso, Jardim, Nova Jardim, Pôr do Sol e Hermany, em Ibirubá, interrompido após falha operacional na estação de bombeamento, no fim da tarde desta quinta.
“A previsão é de que o sistema seja normalizado gradualmente durante a noite, à medida que os reservatórios recuperarem os níveis adequados de armazenamento”, ressaltou a assessoria de imprensa da Corsan.