Interditadas há décadas, as quatro escadarias internas do Viaduto Otávio Rocha, que é um ponto turístico de Porto Alegre, serão reativadas.
A reabertura das escadarias foi confirmada pela Prefeitura de Porto Alegre nesta terça-feira (29). “As estruturas estão recebendo cobertura de policarbonato, vidro nas laterais, e sustentação de alumínio para a proteção dos pedestres”, ressaltou.
As escadas auxiliam na mobilidade, uma vez que ligam a parte superior da elevada, na altura da rua Duque de Caxias, à avenida Borges de Medeiros.
“Com 75% das obras concluídas, a revitalização deve ser entregue à população no final de 2025. O trabalho está concentrado no restauro das fachadas e na finalização das 31 lojas, situadas no prolongamento da Borges de Medeiros”, informou a prefeitura.
A tendência é que o local tenha acesso controlado, com horário de abertura e fechamento. O objetivo é evitar atos de vandalismo, o que já ocorreu no passado.
O local, pelo cenário histórico, vai ser excelente para quem gosta de passear e analisar detalhes. Além disso, as escadarias serão perfeitas para os turistas registrarem boas lembranças com fotografias.

Viaduto Otávio Rocha
A elevada, que fica entre as ruas Coronel Fernando Machado e Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi construída a partir de 1928, e entregue à população em 1932.
O Viaduto Otávio Rocha recebeu apenas duas intervenções de recuperação ao longo dos anos: em 1998 e 2010. “Em 1988, o local foi protegido legalmente pelo tombamento municipal”, ressaltou a prefeitura.