Avançaram as obras de demolição do prédio Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, no Centro Histórico de Porto Alegre.
“Chegou a 10%, e o prédio de trás, composto por quatro pavimentos, com acesso pela rua Otávio Rocha, já está na fase final de execução”, ressaltou a Prefeitura de Porto Alegre.
Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, vistoriou o andamento dos trabalhos no Esqueletão.
“É uma grande satisfação acompanhar o avanço desta obra. Apesar de alguns desafios que atrasaram o andamento, conseguimos superá-los e agora temos ótimas perspectivas de transformar esta área em um motivo de orgulho e alegria para o Centro Histórico e toda Porto Alegre”, disse Melo.
Segundo a prefeitura, nos próximos dias, a obra iniciará no prédio principal, de 19 andares. “Ao todo, já foram retiradas mais de 1.080 toneladas de caliça”, ressaltou.
Laudo
Localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, quase na esquina com a Avenida Otávio Rocha, o Esqueletão enfrentou interdições administrativas e judiciais ao longo da história. O prédio está inacabado desde os anos 1950.
Após anos de abandono, falta de manutenção e impasses entre proprietários e poder público, o edifício foi condenado por laudo da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
O laudo apontou o comprometimento das estruturas do prédio e ressaltou risco de desabamento.