, , ,

Estação de monitoramento da qualidade do ar em Porto Alegre entra em operação

Segundo a Fepam, a estação é equipada com analisadores para medir em tempo real as concentrações dos principais poluentes atmosférico.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

08/11/24

às

14:42

estacao porto alegre

Foto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Fepam

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) realizou a entrega da nova estação que irá realizar a medição diária da qualidade do ar em Porto Alegre.

O equipamento foi montado no Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo do Rio Grande do Sul), no bairro Menino Deus, em uma parceria firmada com a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, que liberou a área para a instalação.

A partir da próxima semana, após a integração do sistema, os dados coletados pela empresa ambiental RB Comércio e Serviços serão transmitidos em tempo real para a Central de Monitoramento da Fepam, responsável pela validação e tratamento das informações, e disponibilizados ao público por meio do Boletim Diário da Qualidade do Ar.

De acordo com a secretária da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), Marjorie Kauffmann, o equipamento instalado em Porto Alegre é um dos mais modernos disponíveis no mercado.

“Essa é uma preocupação constante da secretaria e de suas vinculadas: investir e entregar à sociedade o que há de mais moderno e eficaz em termos de tecnologia. Os dados auxiliarão o Estado a realizar o monitoramento da qualidade do ar na Capital”, afirmou Marjorie.

Estação

Segundo a Fepam, a estação é equipada com analisadores para medir em tempo real as concentrações dos principais poluentes atmosféricos, incluindo Material Particulado Inalável (PM 2,5), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, NOx), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3), além de parâmetros meteorológicos, temperatura do ar, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento e pressão atmosférica.

“Além disso, os analisadores possuem certificação da EPA (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos. Os sistemas de captação dos gases e partículas possuem controle de temperatura para evitar interferência nas medições. Os analisadores são calibrados em conformidade com as recomendações do fabricante, garantindo a confiabilidade dos dados”, ressaltou a Fepam.

Segundo a Fepam, nos próximos meses, serão incorporadas à rede outras três estações fixas, a serem instaladas em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

Tópicos