A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Hemocs (Hemocentro Regional de Caxias do Sul), alerta para a situação crítica dos estoques de sangue no município.
“O balanço atualizado nesta sexta-feira (5), aponta que os tipos A-, B- e O- estão em estado crítico, enquanto o tipo O+ encontra-se em estado de alerta”, destacou a Prefeitura de Caxias do Sul.
O diretor-técnico do Hemocentro, Roque Domingos Lorandi, reforça o pedido para que a população se mobilize. “Venho convidar a nossa população a vir fazer sua doação. Faça contato conosco, mande um WhatsApp, dê uma ligada, agente seu horário. Nós precisamos demais no momento dos tipos, em especial, A- e O-. Os estoques estão críticos desses componentes e nós precisamos garantir o bom atendimento às pessoas que necessitam”, ressaltou.
O Hemocentro de Caxias do Sul atende 100% dos leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende 49 municípios da região Nordeste do Rio Grande do Sul.
“O estoque é essencial para garantir o suporte aos hospitais e pacientes em situações de urgência e emergência, relembrando que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul.
Os interessados podem realizar a doação de forma espontânea ou com agendamento prévio pelo WhatsApp (54) 98418-8487 ou telefone (54) 3290-4580. O Hemocs está localizado na Rua Ernesto Alves, nº 2.260, ao lado da UPA Central, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 16h45min (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados, das 8h às 12h.





