A preocupação com a infestação de Senecio spp, mais conhecida como maria-mole, nos campos gaúchos é tema do “Chimarrão com Inovação” desta sexta-feira (11), a partir das 10h, no Canal do DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária) no Youtube.
O pesquisador do Laboratório de Histopatologia do DDPA, Fernando Karam, vai apresentar os resultados de estudos realizados neste ano nos municípios de Eldorado do Sul, Guaíba, Charqueadas e Viamão.
“Além dos dados, nós vamos mostrar como a Senecio spp. vem dominando os campos do Rio Grande do Sul, por uma série de fatores, e mostrar as suas repercussões no rebanho, porque é uma planta tóxica que causa uma doença evolutiva irreversível”, destaca Karam.
O pesquisador ressalta a importância da conscientização dos produtores para o controle da planta. Ele vai mostrar também algumas das melhores formas de controle, entre elas o uso de ovinos, animais que são praticamente 20 vezes mais resistentes aos alcaloides pirrolizidínicos, princípios ativos tóxicos de Senecio spp.