A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) começou, nesta quarta-feira (7), a fase experimental de detectores de avanço de sinal em Porto Alegre.
Segundo a EPTC, o período de teste segue até 28 de fevereiro de 2026. “Durante essa fase, os equipamentos irão registrar as infrações exclusivamente para fins educativos e de monitoramento, sem aplicação de penalidades aos condutores”, disse a EPTC.
“Os motoristas que cometerem a irregularidade receberão alerta de conscientização, com o objetivo de orientar e promover a mudança de comportamento no trânsito”, completou.
Implantação dos detectores
A implantação dos detectores decorre de pregão eletrônico vencido pela empresa Talentech Tecnologia.
“Conforme o cronograma, até o final de janeiro os equipamentos estarão instalados nos dois primeiros cruzamentos definidos com base em estudo técnico: Avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura e avenida Bento Gonçalves com a Avenida Princesa Isabel”, afirmou a EPTC.
O edital prevê a instalação de medidores de velocidade do tipo fixo eletrônico controlador misto, com tecnologia de sensores não intrusiva ao pavimento, em 15 cruzamentos de Porto Alegre, que deverão estar totalmente operacionais em até 150 dias.





