, ,

Falha afeta abastecimento de água em 27 bairros de Porto Alegre

O volume de produção de água reduziu na manhã desta segunda-feira.

publicado em

atualizado em

21012025 Agua em copo do DMAE sabor Luciano Lanes DMAE028
Foto: Luciano Lanes / PMPA

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) comunicou que uma falha afeta, nesta segunda-feira (9), o abastecimento de água de 27 bairros de Porto Alegre.

“A Estação de Tratamento de Água (Menino Deus, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), opera com vazão reduzida nesta segunda-feira, 9, em razão de uma falha em um dos motores da unidade. O volume de produção de água, que normalmente é de cerca de 2,8 mil litros por segundo, chegou a ser reduzido em 35% durante a manhã”, disse a Prefeitura de Porto Alegre.

No início desta tarde, uma manutenção emergencial possibilitou a recuperação da maior parte da capacidade da ETA, que voltou a produzir 2,4 mil litros de água por segundo.

“Entretanto, a recuperação plena do sistema depende da substituição do equipamento avariado. A previsão é de que o serviço seja executado a partir da manhã da terça-feira (10), ressaltou a prefeitura.

Segundo a prefeitura, Ao todo, 27 bairros podem ter períodos de baixa pressão ou falta d’água, sobretudo nas regiões mais distantes da Estação de Tratamento.

Bairros impactados, total ou parcialmente, pela manutenção na ETA Menino Deus – Alto Teresópolis, Agronomia, Belém Novo, Belém Velho, Bom Jesus, Camaquã, Cascata, Cavalhada, Cel. Aparício Borges, Chácara das Pedras, Cristal, Glória, Glorinha, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Jardim Europa, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Petrópolis, Santa Tereza, Santana, Santo Antônio, São José, Teresópolis, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Jardim, Vila Mapa e Vila Nova.

Tópicos