, ,

Fepam emite licença de instalação para novo complexo eólico na Região Sul do RS

A Licença de Instalação é válida por cinco anos e impõe uma série de condições ambientais.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

04/07/25

às

19:08

parque eolico

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) emitiu, nesta sexta-feira (4), a Licença de Instalação para o Complexo Eólico Electra Ventos do Sul, que será construído no município de Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do Rio Grande do Sul.

A Licença de Instalação é válida por cinco anos e impõe uma série de condições ambientais e operacionais. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o empreendimento ocupará uma área de 2.240,56 hectares e será composto por cinco parques eólicos, somando uma potência instalada de 121,8 megawatts.

“A licença autoriza a instalação de 20 aerogeradores, sendo 19 com potência de 6,2 MW e um com potência limitada a 4 MW por meio do Power Plant Controller (PPC), plataforma de automação projetada para gerenciar e otimizar a operação de um parque solar”, informou o governo do Estado.

O presidente da Fepam, Renato Chagas, considera que a autorização para o Complexo Eólico Electra Ventos do Sul representa mais um passo importante na ampliação da matriz energética limpa do Estado, com responsabilidade ambiental e respeito às comunidades do entorno.

“Projetos como esse reforçam o compromisso do Rio Grande do Sul com o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Tópicos