,

Fies 2026 abre inscrições e exige atenção aos critérios do edital; Confira

Para participar da seleção do Fies, o candidato deve ter realizado o Enem a partir de 2010.

publicado em

atualizado em

fies
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referentes ao primeiro semestre de 2026, acontecem entre os dias 2 e 6 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O edital está disponível neste link. Coordenado pelo MEC (Ministério da Educação), o programa segue como uma das principais ferramentas de acesso ao ensino superior privado no país. Ao longo de 2026, estão previstas mais de 112 mil vagas, sendo aproximadamente 67 mil destinadas nos primeiros seis meses.

Para participar da seleção do Fies, o candidato deve ter realizado o Enem a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas, nota diferente de zero na redação e possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Para o professor Michel Arthaud, compreender os critérios do edital é essencial para evitar erros ao longo do processo. “O Fies segue regras bem definidas e prazos rigorosos. Muitos estudantes acabam perdendo a oportunidade de financiamento por não analisarem com atenção os requisitos ou por deixarem etapas importantes para a última hora”, afirmou.

Cronograma

A classificação ocorre em ordem decrescente da nota do Enem, considerando o curso, a instituição de ensino e a modalidade de vaga escolhida no momento da inscrição. O resultado da chamada única de pré-selecionados está previsto para o dia 19 de fevereiro 2026.

Os estudantes convocados nesta etapa deverão complementar a inscrição no sistema entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados inicialmente permanecem automaticamente na lista de espera, cujo período de convocação vai de 26 de fevereiro a 10 de abril 2026.

“Muitos estudantes acreditam que o processo termina com a inscrição, mas não termina. Perder um prazo de complementação ou deixar de acompanhar a lista de espera é suficiente para ficar fora do programa, mesmo tendo nota para a vaga”, ressaltou Arthaud.

O Fies pode financiar parte ou a totalidade das mensalidades, de acordo com o perfil socioeconômico do candidato e a modalidade selecionada, e segue como uma alternativa relevante para viabilizar a formação superior e ampliar as possibilidades de qualificação profissional no país.

São 67,3 mil oportunidades já no primeiro semestre. Para o Rio Grande do Sul, o governo federal disponibilizou 2.334 vagas.

Tópicos