A cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, dá mais um passo rumo à sustentabilidade.
O município recebeu 10 Pontos de Entrega Voluntária para coleta de embalagens de vidro, por meio do Programa Vidro Vira Vidro, iniciativa que reúne Prefeitura de Flores da Cunha, Verallia e Vidrofix, em uma parceria para fomentar a reciclagem e reduzir o descarte inadequado do material.
O programa, criado e idealizado pela Verallia, multinacional francesa produtora de embalagens de vidro, busca ampliar a captação de vidro pós-consumo em diferentes cidades brasileiras. O material recolhido nos Pontos de Entrega Voluntária é destinado à reciclagem na fábrica da Verallia, em Campo Bom, sendo reinserido no ciclo produtivo da própria indústria.
Em Flores da Cunha, a parceria foi formalizada por meio de edital de chamamento sem transferência de recursos. Nesta parceria, a Verallia fornece os Pontos de Entrega Voluntária , a prefeitura disponibiliza os espaços públicos para instalação, e a Vidrofix é responsável pelo processo logístico do vidro coletado até a indústria vidreira.
Segundo a secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Flores da Cunha, Rosiane Machado Pradella a chegada do programa reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis:
“A chegada do Programa Vidro Vira Vidro a Flores da Cunha é um convite para que toda a comunidade participe ativamente da separação correta dos resíduos. Cada garrafa e cada pote destinados aos novos pontos de coleta representam menos material descartado de forma inadequada e mais cuidado com o nosso meio ambiente. Quando separamos o vidro, contribuímos para reduzir o volume de rejeitos e fortalecemos uma cultura de responsabilidade ambiental que começa em casa e faz diferença em toda a cidade”, disse.
“A ampliação dos pontos de coleta reforça nosso compromisso em tornar a reciclagem de vidro cada vez mais acessível e em promover, junto à sociedade, uma economia verdadeiramente circular”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.
Nos pontos de coleta, podem ser descartados garrafas de vidro, frascos de perfume, potes, copos e vidros quebrados. Já cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de TV, vidros de medicamentos e embalagens de agroquímicos não são aceitos.
Confira os endereços dos Pontos de Entrega Voluntária em Flores da Cunha:
- Rua São José, 2500 – Centro (próximo à Prefeitura Municipal)
- Rua John Kennedy, 2331 – Centro (próximo ao ponto de táxi da Praça da Bandeira)
- Rua John Kennedy, 1330 – São José (próximo à igreja do bairro)
- Rua Borges de Medeiros, 1252 – Centro (próximo ao Posto SIM)
- Rua Flores da Cunha, 124 – Aparecida (próximo à igreja do bairro)
- Rua Antônio Soldatelli, Nova Roma (em frente à Escola Antônio Soldatelli)
- Rua Francisco Ascari, 375 – São Cristóvão (próximo à base do Samu)
- Rua 5 de Maio, 358 – São Gotardo (ao lado da Escola Professor Pedro Cecconello)
- Rua Girólamo Mioranza, Travessão Alfredo Chaves (em frente ao salão da comunidade)
- Estrada Otávio Rocha, Linha 80 (ao lado do salão da comunidade)




