A formação de um ciclone bomba vai interferir no tempo nos próximos dias no Rio Grande do Sul. O fenômeno deixa o Estado em alerta para tempestade.
De acordo com os meteorologistas, o ciclone bomba vai atuar no Oceano, mas o processo de formação vai provocar áreas de instabilidade, aumentando o risco de tempestades isoladas pelo Rio Grande do Sul.
No domingo (1), segundo a Sala de Situação há risco de tempo severo na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Região Central e Missões. Há previsão de chuva forte e volumosa no Estado ao longo de domingo nestas regiões, os acumulados ficam entre 60 a 100 mm, podendo atingir de forma localizada 125 mm em áreas do Região Sul e Campanha.
De acordo com a Sala de Situação, nas outras regiões do Rio Grande do Sul os volumes de chuva ficam entre 35 e 70 mm/dia. Conforme a previsão do tempo, com a formação do ciclone bomba, o período de mais risco no Estado é entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira (2).
Conforme a Sala de Situação, na madrugada e manhã de segunda, as áreas de instabilidade avançam para as outras regiões do Estado.
Há risco de tempestades com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento, e eventual queda de granizo na Região Central, Região Metropolitana, Serra, Litoral, Região Noroeste e Norte. Conforme a Sala de Situação, as rajadas de vento ficam em torno de 60 a 80 km/h.
Durante à noite de segunda, as áreas de instabilidade começam a deixar o Rio Grande do Sul.





