,

Formação de ciclone deixará o tempo instável no RS

Com a formação do ciclone, aumenta o risco de temporais isolados pelo território do Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

21/10/24

às

12:24

9 1

Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O tempo vai voltar a ficar bastante instável no Rio Grande do Sul ao longo desta semana. A previsão destaca a formação de um ciclone extratropical.

Nesta segunda-feira (21), a Climatempo chama atenção para a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno deve ocorrer entre quarta (23) e quinta-feira (24).

“Este ciclone extratropical já está chamando a atenção dos meteorologistas porque poderá alcançar uma pressão atmosférica muito baixa no seu centro. Centros de baixa pressão atmosférica, com 1000 hPa ou menos de 1000 hPa são potencialmente perigosos, pois têm maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes”, ressaltou a Climatempo.

A tendência é que o tempo mude a partir da tarde de terça-feira (22) no Rio Grande do Sul, com a entrada de áreas de instabilidade. Conforme o prognóstico do tempo da Climatempo, durante a quarta, a quinta e a sexta-feira (25), as condições para temporais e com ventania aumentam no território gaúcho.

A Sema RS (Sala de Situação) também destaca a formação do ciclone extratropical. “Esse ciclone deve trazer chuvas fortes acompanhadas de des cargas elétricas queda de granizo, ventos intensos e temporais em todo o Rio Grande do Sul”, ressaltou.

De acordo com a Sema RS, as rajadas de vento podem ultrapassar os 90km/h em áreas da Campanha, Região Central, Região Metropolitana e Norte.

Tópicos