A Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen implantou nesta semana um novo sistema informatizado de regulação dos exames laboratoriais realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“A mudança, aguardada há mais de dez anos, tem como objetivo otimizar o processo de encaminhamento dos pacientes, garantindo mais agilidade e controle sobre as cotas disponíveis nos laboratórios conveniados. Com o novo fluxo, a Secretaria busca evitar a peregrinação dos pacientes em busca de atendimento e eliminar as filas durante a madrugada em frente aos laboratórios”, disse a Prefeitura de Frederico Westphalen.
Atualmente, o governo do Rio Grande do Sul mantém contratos com sete laboratórios de análises clínicas em Frederico Westphalen. “Até então, os pacientes que recebiam a requisição para exames precisavam carimbar o documento no Posto Central e buscar atendimento diretamente nos laboratórios conveniados — muitas vezes sem sucesso, devido ao esgotamento das cotas mensais”, destacou a prefeitura.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Suzan Milani, o novo sistema elimina essas dificuldades e torna o processo mais eficiente.
“Os exames não são suficientes e sabemos disso, por isso complementamos através do CIMAU. Mas o cálculo para liberação das cotas mensais é feito pelo governo do Estado com base no número de habitantes de cada município. Com a implantação do novo sistema, conseguimos ter controle em tempo real das cotas disponíveis e evitar que o paciente perca tempo procurando onde realizar seus exames”, afirmou.
Com o novo sistema, o paciente terá até 10 dias para comparecer ao laboratório indicado para o agendamento e a coleta. O não comparecimento acarretará na perda da vaga, possibilitando que outro paciente utilize a cota disponível dentro do mês.
A confirmação do agendamento e da coleta será atualizada em tempo real, por meio da integração entre o sistema da Secretaria e os laboratórios conveniados.
“Conforme relatório do novo sistema, foram autorizados 2.655 exames apenas neste primeiro dia de atendimento”, ressaltou a prefeitura.





