Em jogo de poucas finalizações, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, no Estádio Maracanã, na noite deste sábado (3), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O começo de jogo foi de muito estudo por parte das duas equipes, sem emoção. A parte tática prevaleceu por um bom tempo, sem nenhuma das equipes levava perigo no ataque.
A primeira oportunidade de gol foi do Grêmio. Aos 8 minutos do primeiro tempo, após a recuperação da posse no campo de ataque, a bola ficou com Alysson, que encarou e passou por dois marcadores. Na finalização buscando o canto inferior direito do goleiro Fábio, o atacante gremista mandou direto pela linha de fundo.
A resposta do Fluminense veio aos 15 minutos da primeira etapa, na tentativa da bola aérea, Wagner Leonardo desviou e Lucas Esteves completou para tirar o perigo. Já aos 19 minutos, novamente pelo alto, Everaldo cabeceou por cima do gol de Tiago Volpi.
Depois disso, o jogo voltou a ficar chato, com as duas equipes buscando a ficar com a posse de bola e sem arriscar no ataque. Na reta final do primeiro tempo, a defesa do Grêmio falhou e o Fluminense abriu o placar.
Aos 43 minutos, após corte da defesa gremista, Guga cruzou a bola para área do Grêmio e Everaldo, aproveitando a falha de Wagner Leonardo, completou para o fundo das redes, 1 a 0 para o time carioca.
Segundo tempo
No segundo tempo, as duas equipes continuaram com dificuldades para realizarem finalizações. Aos 9 minutos da segunda etapa, Braithwaite desarmou Samuel Xavier e conduziu até a área do Fluminense. Na finalização, o dinamarquês buscou o canto de Fábio, mas a bola desviou no pé do zagueiro Thiago Silva e a bola foi para fora, virou escanteio para o Grêmio.
Aos 26 minutos, o árbitro parou a partida para revisão no VAR em lance na área do Grêmio. Após a revisão, o pênalti foi assinalado. Na cobrança, Everaldo acertou a trave e a bola saiu pela linha de fundo.
Com a partida se encaminhando para o final, o Grêmio ficou mais com a posse de bola e foi em buscando o empate, mas encontrava a defesa do Fluminense bem fechada.
Aos 48 minutos, no cruzamento pela esquerda, a bola sobrou para Braithwaite, mas chutou por cima do gol do goleiro Fábio. Assim o Fluminense garantiu a vitória.
Com a derrota, o Grêmio segue com 20 pontos e estaciona na 14ª colocação. No próximo domingo (10), às 20h30, o Grêmio recebe o Sport Recife, na Arena.
Coletiva
Após o jogo, na coletiva, Mano Menezes destacou a falta de finalizações. “As duas equipes tiveram muita dificuldade de chegar à conclusão no gol do adversário. Sofremos um gol ridículo. Para o nosso nível, é inaceitável”, ressaltou o técnico do Grêmio.
“Achei que o Grêmio iniciou bem o jogo, jogo que conseguimos estar bem expostos em campo como equipe. Chegamos a pressionar na frente, recuperar a bola no campo do adversário”, seguiu.
“A gente sai frustrado com aquilo que fez, porque, do jeito que o jogo se desenrolou, era um jogo em que nós tínhamos chance de pontuar”, completou Mano Menezes.
Segundo Mano, não faltou entrega dos jogadores diante do Fluminense. “Não tenho o que reclamar da entrega da equipe nos dois últimos jogos. Acho que a equipe se entregou pra tentar fazer o resultado. Quando faltou alguma coisa, não foi entrega”, disse.
