O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, conduziu, nesta quinta-feira (14), a instalação da Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, que ocorrem em 2026.
O grupo é composto por 36 entidades, incluindo as prefeituras dos municípios missioneiros que irão trabalhar em projetos para fomentar o turismo e alavancar o potencial econômico e cultural da região.
Durante a cerimônia, prefeitos e representantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Sul, Santo Antônio das Missões, Santo Ângelo e Vitória das Missões assinaram ofícios com manifestação de interesse em relação aos projetos dos festejos.
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, também participou da cerimônia, na qual foi sancionada ainda a lei que institui a Cruz Missioneira como símbolo oficial das Missões.
Na cerimônia, Gabriel falou sobre a importância da comissão, que organizará os festejos em 2026, e destacou que o movimento irá além das oportunidades de desenvolvimento da região.
“Mais do que projetos que irão fomentar o turismo e a economia, as celebrações são também um resgate histórico. As políticas públicas para apoio a povos originários são o centro das comemorações. Se não fosse a presença deles, não teríamos o que comemorar nesses 400 anos”, afirmou.
Segundo o governo do Estado, o pacote reúne iniciativas que somam cerca de R$ 60 milhões em investimentos.
Investimentos
O governo do Estado também prevê investimentos na Região das Missões, como a construção de novas pistas na ERS-344, entre Entre-Ijuís e Santa Rosa; a remodelação dos trevos na ERS-344 e ERS-218; e melhorias em acessos aos municípios de Rolador, Garruchos e Pirapó.
“O acesso a Ubiretama já está asfaltado, e a construção da ponte aguarda o projeto do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), com execução prevista para o próximo ano”, afirmou o governo do gaúcho.
Outras obras previstas são o contorno do município de Catuípe, que liga a ERS-342 à ERS-218, a fim de facilitar o acesso ao aeroporto de Santo Ângelo.
“No aeroporto Sepé Tiarajú, no município, além das alterações no projeto de concessão para atrair investidores, o governo prevê aporte de R$ 6 milhões por meio de convênio com a Secretaria de Logística e Transportes”, completou.