, ,

Em Santo Ângelo, governo do RS instala Comissão dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis

Governo do Rio Grande do Sul também apresentou os investimentos que serão realizados na Região das Missões.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

14/11/24

às

19:20

missoes santo angelo

Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, conduziu, nesta quinta-feira (14), a instalação da Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, que ocorrem em 2026.

O grupo é composto por 36 entidades, incluindo as prefeituras dos municípios missioneiros que irão trabalhar em projetos para fomentar o turismo e alavancar o potencial econômico e cultural da região.

Durante a cerimônia, prefeitos e representantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Sul, Santo Antônio das Missões, Santo Ângelo e Vitória das Missões assinaram ofícios com manifestação de interesse em relação aos projetos dos festejos.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, também participou da cerimônia, na qual foi sancionada ainda a lei que institui a Cruz Missioneira como símbolo oficial das Missões.

Na cerimônia, Gabriel falou sobre a importância da comissão, que organizará os festejos em 2026, e destacou que o movimento irá além das oportunidades de desenvolvimento da região.

“Mais do que projetos que irão fomentar o turismo e a economia, as celebrações são também um resgate histórico. As políticas públicas para apoio a povos originários são o centro das comemorações. Se não fosse a presença deles, não teríamos o que comemorar nesses 400 anos”, afirmou.

Segundo o governo do Estado, o pacote reúne iniciativas que somam cerca de R$ 60 milhões em investimentos.

Investimentos

O governo do Estado também prevê investimentos na Região das Missões, como a construção de novas pistas na ERS-344, entre Entre-Ijuís e Santa Rosa; a remodelação dos trevos na ERS-344 e ERS-218; e melhorias em acessos aos municípios de Rolador, Garruchos e Pirapó.

“O acesso a Ubiretama já está asfaltado, e a construção da ponte aguarda o projeto do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), com execução prevista para o próximo ano”, afirmou o governo do gaúcho.

Outras obras previstas são o contorno do município de Catuípe, que liga a ERS-342 à ERS-218, a fim de facilitar o acesso ao aeroporto de Santo Ângelo.

“No aeroporto Sepé Tiarajú, no município, além das alterações no projeto de concessão para atrair investidores, o governo prevê aporte de R$ 6 milhões por meio de convênio com a Secretaria de Logística e Transportes”, completou.

Tópicos