, ,

Governo do RS realiza pagamento de mais uma rodada do Devolve ICMS Linha Branca

As solicitações do dinheiro do Devolve ICMS Linha Branca devem ser feitas até 30 de abril de 2025.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

13/12/24

às

21:40

cartao devolve icms

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual, confirmou nesta sexta-feira (13) o pagamento de mais uma rodada do programa Devolve ICMS Linha Branca.

“Nesta etapa, serão repassados R$ 2,7 milhões a mais de 10 mil beneficiários, contemplando cerca de 11 mil produtos adquiridos dentro do programa”, disse o governo do Estado. O programa restitui parte ou a totalidade do imposto estadual sobre a compra de eletrodomésticos para pessoas afetadas pelas enchentes deste ano.

Segundo o governo do Estado, beneficiários de outros programas sociais, como Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola e Professor do Amanhã receberão os valores automaticamente no Cartão Cidadão em 23 de dezembro. Nesta rodada, a modalidade atenderá 2,4 mil pessoas.

Os demais beneficiários devem solicitar o resgate pelo site ou aplicativo do programa Nota Fiscal Gaúcha a partir desta sexta. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Ir ao menu “Minha Conta” e depois “Meus Prêmios”;
  • Acessar a aba “Devolve ICMS Linha Branca”;
  • Aceitar a declaração de que foi vítima das enchentes;
  • Confirmar os dados bancários.

A transferência será feita via Pix (a chave deve ser o CPF) ou conta no Banrisul, com um prazo estimado de até 30 dias, podendo chegar a 60 em situações atípicas, para a conclusão do pagamento. As solicitações do dinheiro do Devolve ICMS Linha Branca devem ser feitas até 30 de abril de 2025.

A nova rodada inclui compras de refrigeradores, fogões, máquinas de lavar e secar, máquinas de secar, centrífugas e micro-ondas realizadas entre maio e novembro deste ano. Confira aqui se você tem direito à restituição.

Pessoas que residem em áreas atingidas e não estão na base de beneficiários podem solicitar a inclusão do CPF à Receita Estadual, acessando o Portal da Pessoa Física na seção “Processos Administrativos”.

Tópicos