,

Governo federal reconhece situação de emergência em Erechim

Erechim avalia estragos e faz registro do desastre após tempestade de granizo.

publicado em

atualizado em

54945029733 bda410a7ee k
Foto: Vitor Rosa / Secom

Governo federal reconheceu situação de emergência Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência em 40 cidades afetadas por desastres nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, o município de Erechim, atingido pelas fortes chuvas e queda de granizo no domingo (23), obteve o reconhecimento federal sumário de situação de emergência, que possibilita maior agilidade no repasse de valores para assistência humanitária.

Nesta quarta, as equipes da Prefeitura de Erechim deram continuidade ao processo de cadastro das residências atingidas.

“Além dos imóveis com moradores, aqueles sem habitantes presentes também estão sendo avaliados e registrados, com fotos georreferenciadas para garantir que todos os danos sejam contabilizados”, disse a prefeitura, que decretou Situação de Emergência no domingo.

Segundo a prefeitura, o objetivo é traçar um panorama preciso da situação e direcionar as ações de apoio, incluindo a distribuição de telhas.

“A análise das necessidades será realizada de forma transparente e com base em critérios técnicos, definidos pela Defesa Civil e pela Assistência Social”, ressaltou.

Distribuição de telhas

Conforme a prefeitura, a partir de quinta-feira (27), inicia-se a distribuição de telhas para as famílias que mais precisam em Erechim.

“A entrega será feita por meio de vouchers, que serão entregues diretamente nas casas das famílias trabalhadoras mais vulneráveis, nos bairros mais atingidos. As telhas serão distribuídas conforme a disponibilidade e a avaliação dos critérios técnicos estabelecidos pelas autoridades”, explicou a prefeitura.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Vagner Manica, a entrega dos vouchers será realizada de forma organizada. “Não temos a necessidade de os moradores se deslocarem para pontos específicos. A ação visa atender de maneira eficiente as necessidades de recuperação das residências afetadas pelo desastre”, afirmou.

Tópicos