, , ,

Governo do RS anuncia pacote de incentivos para professores e estudantes

Segundo a secretária da Educação, as medidas do governo do Estado valorizam o esforço da Rede Estadual.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

13/08/25

às

21:44

54719399923 26fab92840 k

Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira (13), novas medidas para melhorar os índices da educação pública no Estado.

O pacote de incentivos vai beneficiar professores e estudantes da rede estaduais. O governador Eduardo Leite fez o comunicado na tarde desta quarta-feira (13), em evento para cerca de 1.100 gestores das escolas da Rede Estadual.

As ações do governo do Estado estão divididas em duas frentes: benefícios para profissionais da educação que cumprirem metas e premiação para alunos a partir de notas. Serão consideradas metas de proficiência e fluxo nas escolas que variam de instituição para instituição, a depender da realidade de cada local de ensino.

O benefício do 14ºsalário será proporcional ao desempenho. Por exemplo: se uma escola tem uma nota de 4,0 no Ideb, recebeu a meta de atingir o índice de 4,5 e, ao final do ano letivo, chegou a 4,4, ela atingiu 80% da meta proposta. O benefício, portanto, será de 80% de um 14ºsalário.

“Quero agradecer profundamente a cada professor, professora e equipe diretiva pelo que fazem pela educação do nosso Estado. Sei das dificuldades e desafios, mas também sei do empenho, da dedicação e da persistência que vocês demonstram todos os dias. É graças a esse compromisso que conseguimos transformar vidas, comunidades e, juntos, construir um futuro melhor para o Rio Grande do Sul”, ressaltou o governador.

Estudantes

Para os estudantes, a premiação vai ser concedida de acordo com o desempenho e a participação nas provas do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Serão bonificados os três melhores colocados por turma na prova do Saers, com prêmios de R$ 1 mil a R$ 3 mil, de acordo com a classificação. Também serão feitos sorteios de prêmios em dinheiro para alunos das turmas que atingirem 80% de presença mínima nas provas.

O bônus vale para estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

“O objetivo não é reconhecer apenas quem alcançar 100% das metas, mas também valorizar todos que demonstrarem evolução nos resultados. Se a escola avançar, mesmo sem atingir a meta final, esse esforço será recompensado de forma proporcional. Queremos estimular a melhoria contínua, tanto no desempenho nas avaliações quanto na ampliação da frequência dos estudantes, porque cada passo à frente é fundamental para fortalecer a educação gaúcha”, disse Leite.

Segundo a secretária da Educação, Raquel Teixeira, as medidas valorizam o esforço da Rede Estadual, que nos últimos anos têm trabalhado com dados e evidências, direcionando ações pedagógicas de forma mais assertiva, buscando reduzir desigualdades e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.

Tópicos