, ,

Governo do RS arrecada R$ 1,9 bilhão com antecipação do IPVA

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (6), sobre o valor arrecado com a antecipação do IPVA 2026. “A arrecadação de IPVA antecipada até 30 de dezembro de 2025 foi de R$ 1,9 bilhão, recursos que são automaticamente repartidos entre o Estado e os municípios em que os veículos estão emplacados”, disse…

publicado em

atualizado em

Google Favorite nosso conteúdo no Google  
palacio piratini
Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (6), sobre o valor arrecado com a antecipação do IPVA 2026.

“A arrecadação de IPVA antecipada até 30 de dezembro de 2025 foi de R$ 1,9 bilhão, recursos que são automaticamente repartidos entre o Estado e os municípios em que os veículos estão emplacados”, disse o governo do Estado.

Segundo o conforme no Estado, no total, mais de 1,1 milhão de guias foram pagas antecipadamente. A frota total no Rio Grande do Sul é de 7,9 milhões de veículos, sendo que 48% são isentos do pagamento.

Detentora da maior frota tributável do Estado, Porto Alegre concentrou a maior arrecadação bruta, com R$ 297,5 milhões. Em segunda posição, aparece Caxias do Sul, com arrecadação de R$ 115,7 milhões até dezembro.

Entre as cinco cidades em que a arrecadação foi maior estão, ainda, Pelotas, com R$ 49,5 milhões, Santa Maria, com R$ 49,2 milhões, e Canoas, com R$ 47,7 milhões.

Pagamento

Quem quitar o IPVA nos primeiros meses de 2026 ainda terá descontos que variam de 3% (até 31 de janeiro) a 1% (até 31 de março). Além disso, os proprietários também poderão obter os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão. Caso tenham direito a todos os benefícios, os contribuintes acumularão descontos máximos de 22,40% (janeiro), 21,60% (fevereiro) e 20,80% (março).

Também é possível pagar o IPVA 2026 em seis parcelas, de janeiro a junho. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o proprietário faça a adesão, com o pagamento da primeira parcela, até 30 de janeiro de 2026.

As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 3%, 2% e 1%, respectivamente, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Tópicos