,

Governo do RS autoriza chamamento de mil novos servidores para a Polícia Penal

Governador também anunciou o lançamento de um novo concurso para Polícia Penal.

publicado em

atualizado em

policia penal
Foto: Gabriel Centeno/SSPS

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (6) a autorização para o chamamento de cerca de mil novos servidores para a Polícia Penal, o maior da história da instituição.

O governador Eduardo Leite fez o comunicado após reunião com o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, no Palácio Piratini.

“Autorizei hoje o processo de chamamento de cerca de mil novos agentes da Polícia Penal gaúcha, que deverá ser o maior da história da instituição. Com isso, reforçamos o compromisso com a segurança pública e com o fortalecimento das nossas prisões. A autorização ocorre em conformidade com a nova lei do Estatuto da Polícia Penal, que amplia significativamente o quadro de pessoal e valoriza essa carreira essencial para o Estado”, disse Leite.

A nomeação deve ocorrer em breve, com a publicação no Diário Oficial do Estado. “A medida decorre da Lei Complementar 16.449/2025, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Penal, aprovada pela Assembleia Legislativa em 16 de dezembro e sancionada pelo governador em 24 de dezembro”, ressaltou o governo do Rio Grande do Sul.

O governador também informou que já está prevista a realização de um novo concurso para a Polícia Penal, com edital a ser publicado em breve.

Tópicos