,

Tempestade com granizo atinge áreas do RS; Há risco de microexplosões

Com a atuação das nuvens carregadas, há risco de tempestade pelo Estado.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

22/08/25

às

11:41

Atualizado em: 22/08/2025 às 11:55

IMG 4049 scaled

Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O tempo virou no Rio Grande do Sul em diversos pontos. Após dias de tempo firme, a chegada de uma frente fria fez com que chuva, granizo e rajadas de vento de até 90 km/h atingissem cidades do Estado.

A tempestade atingiu cidades da Fronteira Oeste, Região Sul, Região Central e Região Metropolitana. Na noite desta quinta-feira, houve registro de queda de granizo em São Borja e Porto Lucena. Ainda não há um levantamento oficial da Defesa Civil sobre os estragos.

Durante a madrugada desta sexta-feira (22), a cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, foi atinginda por uma forte tempestade com granizo (confira no vídeo abaixo). Ainda não há um levantamento sobre os estragos.

As áreas de instabilidade (nuvens carregadas) ainda seguem atuando sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva intensa em diversas áreas. Em Porto Alegre, há registro de semáforos fora de operação por falta de energia e de diversos pontos com acúmulo de água.

Com a atuação das nuvens carregadas, segundo a Climatemo, previsão indica possibilidade de tornado e microexplosões pelo território gaúcho.

Conforme a Climatempo as regiões com mais riscos são: Fronteira Oeste, Região Sul, Campanha, Região Central, Vales, Região Metropolitana, Serra e Missões.

Tópicos