Com dificuldades, o Grêmio conseguiu vencer o Novo Hamburgo por 1 a 0 na Arena, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho 2026.
Para o confronto contra o Novo Hamburgo, o técnico do Grêmio preservou alguns titular. A equipe gremista começou pressionando, mas encontrou bastante dificuldade para passar pela defesa adversária. A primeira chegada do Grêmio aconteceu aos três minutos da primeira etapa. Pela esquerda, Amuzu recebeu de Willian e tentou o chute, mas a bola saiu por cima da meta adversária.
Com maior controle da posse, o Grêmio se manteve no campo ofensivo em busca de abrir o placar na Arena. O Novo Hamburgo chegou à área gremista aos 17 minutos do primeiro tempo. Allison finalizou da entrada da área, e a bola saiu pela linha de fundo, passando próxima à trave defendida pelo goleiro Weverton.
Quatro minutos depois, após troca de passes da equipe gremista na intermediária, Noriega encontrou Caio Paulista na entrada da área. O lateral chutou de primeira, mas a finalização passou por cima do gol do Novo Hamburgo.
Com domínio ofensivo, o Grêmio seguiu pressionando, mas com problemas no último passe. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Willian cobrou nova falta na área e a zaga afastou a bola parcialmente. Na sobra, Amuzu evitou a saída pela esquerda e finalizou, obrigando a defesa do goleiro do Novo Hamburgo.
Já na reta final da primeira etapa, aos 47 minutos do primeiro tempo, Allison arriscou de longa distância para o Novo Hamburgo, e Weverton segurou com segurança. Dois minutos depois, Willian levantou na área, Wagner Leonardo escorou e Edenilson finalizou. A bola desviou e ainda tocou na trave antes da defesa afastar.
Segundo tempo
O Grêmio iniciou a segunda etapa com posse ofensiva. Aos 6 minutos do segundo tempo, no entanto, o Novo Hamburgo chegou com perigo. Carlos Maia arriscou o chute, que saiu pela linha de fundo. A equipe do Grêmio respondeu imediatamente.
No minuto seguinte, Carlos Vinicius arrancou em velocidade e, dentro da área, a bola parou no braço do defensor adversário. O juiz revisou o lance no VAR e assinalou pênalti para a equipe gremista. O centroavante assumiu a cobrança e bateu rasteiro no canto esquerdo, com muita categoria, abrindo o placar na Arena. Grêmio 1 a 0.
Com a vantagem no marcador, o Grêmio passou a administrar o ritmo da partida, valorizando a posse de bola. Aos 41 minutos do segundo tempo, Noriega foi expulso após receber o segundo cartão amarelo em lance de falta.
Na cobrança, Weverton afastou o perigo. O Novo Hamburgo tentou levar a decisão para as penalidades máximas, mas o Grêmio soube administrar os minutos finais.
Agora, o Grêmio espera o vencedor entre Juventude e São José.
Coletiva
Após o jogo, o técnico do Grêmio comentou sobre o resultado contra o Novo Hamburgo.
“A possibilidade de fazermos gol não foi alta hoje, tivemos oportunidades, mas situações claras de gol foram poucas. Isso porque a equipe contrária se portou bem, e nós sabemos no futebol que quando o tempo vai passando o adversário fica ainda mais confortável em campo. Mesmo assim, conseguimos uma vitória justa da nossa parte”, disse Luís Castro.
“Foi um jogo difícil, o favoritismo estava do nosso lado, mas sabíamos, pela análise que havíamos feito, que seria um jogo complicado. E quando precisamos fazer alterações e não damos continuidade a uma equipe, sabemos que algumas coisas não se ligam. Na minha opinião, um jogo mal feito, mas com uma vitória justa da nossa parte”, seguiu o técnico do Grêmio.
Na coletiva, Luís Castro disse que o Novo Hamburgo se fechou contra o Grêmio. “Um jogo totalmente controlado, mas com poucas situações claras. A equipe contrária se plantou com um bloco muito baixo e não conseguimos buscar os espaços interiores nem ver o último homem na profundidade”, ressaltou.




