No fim da manhã desta quinta-feira (28), a direção do Grêmio oficializou a contratação de Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo.
“O torcedor do Grêmio pode comemorar: Arthur está de volta. Revelado no Tricolor e ídolo de uma geração, o volante de 29 anos retorna a Porto Alegre depois de sete anos e meio no futebol europeu”, disse o Grêmio em nota.
A confirmação ocorreu após a realização de exames e a assinatura de contrato com o Grêmio. O vínculo de Arthur será por empréstimo até o final de junho de 2026 junto à Juventus da Itália, com a possibilidade de prorrogação até dezembro de 2026.
Natural de Goiânia (GO), Arthur chegou ao Grêmio no final de 2010, com 14 anos. O volante recebeu suas primeiras oportunidades na equipe principal em 2015, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Fixado no elenco em 2016, Arthur fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil e foi um dos protagonistas na conquista do tricampeonato da Copa Libertadores em 2017.
Naquele ano, integrou a seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro, foi eleito atleta revelação da competição e escolhido o melhor jogador da final da Libertadores contra o Lanús.
Pelo Grêmio, conquistou ainda a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho de 2018. Ao todo, disputou 70 jogos com a camisa tricolor, marcando seis gols.
Na metade de 2018, iniciou sua trajetória no futebol europeu pelo Barcelona, da Espanha, protagonizando a maior venda de um atleta gremista na história. No clube catalão conquistou a Supercopa e o Campeonato Espanhol em sua primeira temporada. Em 2020, transferiu-se para a Juventus, da Itália, e, pela Vecchia Signora, levantou a Supercopa e a Copa da Itália.
Arthur também defendeu, por empréstimo, o Liverpool, a Fiorentina e o Girona.
“Tinha outras propostas melhores para a Juventudes e para mim. Mas eu bati o pé para voltar pro Grêmio, porque é a minha casa. E aqui estou! Muito feliz por estar de volta”, ressaltou Arthur.