O Grêmio comunicou que fechou uma parceria inédita com clube de futebol do Vietnã.
A parceria marcou as negociações paralelas ao encontro dos BRICS — grupo formado por 11 países, criado para fortalecer a cooperação entre grandes economias emergentes — realizado no Rio de Janeiro.
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Ho Chi Minh City Football Club firmaram um acordo que promoverá o intercâmbio de atletas vietnamitas em Porto Alegre”, disse o clube gremista em nota.
A parceria foi oficializada em cerimônia no hotel Windsor Marapendi, um dos locais que sediaram os fóruns paralelos do evento, com a presença do presidente do Grêmio, Alberto Guerra, e do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Na nota oficial, o Grêmio ressaltou que 18 atletas das categorias de base e dois profissionais da comissão técnica do clube vietnamita permanecerão por um ano em Porto Alegre, onde conhecerão a metodologia de trabalho e aprimorarão técnicas e conceitos aplicados no futebol brasileiro.
“O acordo, válido inicialmente por um ano, prevê remuneração de aproximadamente 700 mil dólares ao Grêmio e poderá ser prorrogado por mais dois anos”, afirmou o clube.
O presidente celebrou o acordo com o clube do Vietnã. “Além dos recursos que serão pagos ao Grêmio, é uma excelente oportunidade para ampliar nossa marca na Ásia, um mercado em expansão no futebol mundial. Estamos felizes por abrir mais uma janela de exposição para o clube”, ressaltou Alberto Guerra.