Com o apoio de mais de 35 mil torcedores, o Grêmio marcou passo no Campeonato Brasileiro. O time gremista apresentou pouco futebol e perdeu para o Sport Recife por 1 a 0, na Arena do Grêmio, na noite deste domingo (10).
As duas equipes apresentaram um jogo bastante disputado, mas com pouca qualidade técnica. O Sport Recife teve várias oportunidades para ampliar, mas faltou qualidade na hora das finalizações, mostrando que é um time muito limitado.
Nos primeiros minutos de jogo, a equipe pernambucana buscou atacar, mas sem levar perigo à meta defendida por Tiago Volpi. O Grêmio respondeu em jogadas de velocidade.
Aos poucos, o Grêmio passou a buscar o ataque, mas errava nos passes. Aos 5 minutos do primeiro tempo, Alysson deixou de letra para Cristian Olivera. O uruguaio avançou e lançou Braithwaite, mas a bola ficou de mais longa. Aos 7 minutos de jogo, Marlon cruzou rasteiro, mas Cristian Olivera não conseguiu alcançar a bola porque o passe foi longo.
O Sport Recife tentava atacar, mas em cada lance, encontrava a defesa gremista ligada para afastar o perigo. Aos 20 minutos do primeiro tempo, após longa troca de passes desde o campo de defesa, Marlon recebeu de Riquelme pela ponta esquerda e cruzou para Braithwaite. Ele desviou de peixinho, mas a bola passou à direita do gol.
A melhor oportunidade de gol gremista no primeiro tempo aconteceu aos 27 minutos. Após triangulação com Alysson, Cristian Olivera foi a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Riquelme chutou de primeira e Gabriel fez a defesa. No minuto seguinte, Tiago Volpi fez a defesa em finalização sem ângulo de Léo Pereira.
Segundo tempo
O Grêmio voltou sem mudanças para os 45 minutos finais. Com a bola rolando, foi o Sport que teve a primeira oportunidade na etapa final. Aos dois minutos, Léo Pereira saiu cara a cara com Tiago Volpi e chutou direto para fora. Aos cinco, novo ataque pernambucano. Matheusinho recebeu cruzamento rasteiro e abriu o placar.
Aos nove minutos, o Grêmio tabelou e Cristian Olivera recebeu na entrada da área. O uruguaio ajeitou e mandou de perna esquerda. A bola tinha o endereço do gol, mas Gabriel fez a defesa com a ponta dos dedos.
O jogo ficou aberto. O Sport Recife assustou no contra-ataques, mas não teve capacidade para matar o jogo. Já o Grêmio seguia pressionando, mas errando muito no ataque.
Nos acréscimos, aos 49 minutos aconteceu a melhor chance para empatar o jogo. Após cruzamento para a área, a bola ficou com Aravena, que dominou no peito e chutou raspando a trave, no último lance do jogo.
Com o resultado, o Grêmio estaciona nos 20 pontos, e amarga o 15º lugar na tabela do Campeonato Brasileiro.
Coletiva
Após o jogo, na coletiva, o vice de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, confirmou a permanência do técnico Mano Menezes.
“O desempenho não nos agrada, mas a gente vem acompanhando o trabalho, sabe que o resultado vai vir. Acreditamos no trabalho da comissão técnica. Os resultados não estão chegando, mas estávamos em uma situação muito pior e, essa comissão técnica, conseguiu nos tirar daquela situação”, disse o dirigente gremista.
“Os pontos perdidos em casa farão falta, mas vamos buscar fora”, completou Rossato.
Mano também comentou sobre o atual momento do Grêmio. “É um momento dos mais difíceis que estamos passando. As coisas não podem continuar como estão, se não teremos um final muito triste e melancólico, o que não é nossa intenção”, ressaltou o técnico do Grêmio.
“De minha parte, o limite é até entender que eu não tenho mais nada para tirar da equipe. Esse é o meu limite. Conversamos sobre o assunto antes de vir para a coletiva. Ninguém é menino aqui. Sabemos como funciona o futebol”, disse.
“O grupo tem seus problemas, mas esse grupo pode entregar mais e essa responsabilidade é minha”, completou Mano.





