,

Na Arena, Grêmio recebe troféu de Supercampeão do Brasil de 1990

Na cerimônia, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, recepcionou a comitiva da CBF.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

29/10/25

às

17:00

54888516804 c7ebb570d5 k

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Depois de 35 anos, o Grêmio recebeu nesta quarta-feira (29) o troféu de Supercampeão do Brasil de 1990.

A solenidade, que aconteceu na Tribuna Presidencial da Arena do Grêmio, contou com a presença de dirigentes e jogadores que fizeram parte daquela conquista.

Na cerimônia, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, recepcionou a comitiva da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), liderada pelo presidente Samir Xaud, responsável pela entrega oficial do troféu. Para Guerra, a ação representa um gesto de empatia da CBF, especialmente pela iniciativa de seu presidente em incluir a visita ao Grêmio em sua agenda.

“Me perguntaram por que demorou tanto para que essa entrega fosse feita. Confesso que não sei explicar. O gesto de hoje pode parecer simbólico, mas sei que é de uma grandeza imensurável para o Grêmio, para sua torcida e para os jogadores que fizeram parte dessa história”, ressaltou Xaud.

À época, a competição foi disputada em jogos de ida e volta entre o campeão do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama, e o campeão da Copa do Brasil em 1989, o Grêmio. A disputa entre os clubes, no ano seguinte, acabou sendo realizada aproveitando os confrontos agendados pela fase de grupos da Copa Libertadores, por falta de datas disponíveis.

O Grêmio venceu o primeiro jogo por 2 a 0, no Estádio Olímpico, e garantiu o título ao empatar sem gols no duelo de volta, em São Januário, no Rio de Janeiro.

O troféu da Supercopa do Brasil será exposto em breve no Museu do Grêmio, na Arena.

Tópicos