,

Grêmio inicia troca do gramado da Arena

A primeira etapa é a retirada do gramado antigo

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

10/12/25

às

22:59

54976482511 a5aa06001d k

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O gramado da Arena do Grêmio já foi pauta em diversos momentos, principalmente durante as coletivas do técnico Renato Gaúcho quando comandava o Grêmio. Mas hoje iniciou um novo capitulo nessa história.

Nesta quarta-feira (10), foi iniciada a troca do gramado da Arena. “Para um campo considerado dos mais avançados do mundo, inédito em estádios do Brasil. A instalação deve estar completa na próxima semana, quando iniciam-se os procedimentos de enraizamento e preparação do local para uso”, destacou a assessoria de imprensa do Grêmio.

Conforme a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, responsável pelo processo, a primeira etapa é a retirada do gramado antigo, que foi instalado de forma emergencial após a enchente de 2024.

A grama que passará a ser utilizada será a Tahoma, que substituirá a antiga Zeon Zoysia. “Era uma grama adequada, mas agora surgiu uma possibilidade melhor, que vem dos Estados Unidos, e vai ser usada inclusive na Copa do Mundo”, explicou Maristela.

Para os procedimentos, um maquinário de última geração está sendo utilizado e visa preservar totalmente o nivelamento do campo. No fim de semana, os tapetes com a grama nova devem começar a ser colocados sobre um conjunto tecnológico que inclui drenagem a vácuo, ventilação subterrânea, fibras sintéticas costuradas sob o gramado e um sistema de iluminação artificial suplementar.

Segundo Maristela, são mais de dez pessoas envolvidas nesse processo de troca e mais de R$ 2 milhões investidos em maquinário, entre tratores e equipamentos necessários para a conclusão do serviço.

O objetivo é que o campo esteja em plenas condições para o primeiro jogo de 2026.

Grama

Os tapetes de Tahoma são cultivados em Santo Antônio da Patrulha, na Serra Gaúcha, e a variedade chegou ao Brasil há cerca de meio ano.

A variedade foi selecionada para seis estádios da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, um atestado de sua confiabilidade em ambientes de alta exigência esportiva. Após a conclusão da instalação, o Grêmio também terá à disposição nove mil metros de gramado reserva para quando uma área sofrer danos irreparáveis e tiver de ser substituída.

“Com esse investimento, o Grêmio se posiciona na vanguarda do futebol brasileiro, atendendo às demandas da boa prática do futebol e transformando sua casa em um ambiente de excelência competitiva”, disse o clube em nota.

Tópicos