Em uma partida sofrida para torcida gremista na Arena, o Grêmio venceu o Flamengo por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (22). “O Flamengo jogou, o Grêmio ganhou”, resumiu a partida o técnico Tite após a partida, na coletiva.
Em uma partida bastante movimenta, o Flamengo dominou e teve mais posse de bola, mas o Grêmio foi mais objetivo no ataque. Aos 11 minutos do primeiro tempo, João Pedro ganhou na dividida de Allan e passou para Cristaldo, o argentino ajeitou a bola e chutou da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro do time carioca para abrir o marcador, 1 a 0.
Em desvantagem, o Flamengo voltou a atacar. Com a pressão, o Flamengo empatou o jogo aos 24 minutos do primeiro tempo. Em jogada pela esquerda, Matheus Gonçalves driblou Reinaldo, cortou para o dentro e bateu cruzado, sem chance para o goleiro Marchesín, 1 a 1.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, a equipe do Flamengo voltou ofensiva, fazendo o Grêmio recuar e responder com contra-ataques. Aos 9 minutos do segundo tempo, Monsalve roubou a bola no campo de ataque e passou para Villasanti tabelar com Reinaldo para chute cruzado do lateral-esquerdo. Matheus Cunha defendeu parcialmente e Braithwaite completou pro fundo do gol, 2 a 1.
Aos 12 minutos, após agressão em Kannemann, Carlinhos foi expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo seguiu com mais posse de bola e perigoso no ataque.
Aos 38 minutos, Monsalve fez jogada pela linha de fundo e serviu para Edenilson, que cruzou para Diego Costa cabecear livre na área e marcar o terceiro gol gremista. Na reta final de partida, aos 45 minutos, Evertton Araújo fez jogada individual e invadiu a área. Na finalização, Marchesín defendeu parcialmente e Felipe Teresa completou para o fundo das redes, 3 a 2.
Com o resultado, o Grêmio chega a 31 pontos na tabela de classificação, fica três pontos distante da zona de rebaixamento. O tricolor gaúcho volta a campo na próxima quarta-feira (25), para duelo atrasado da 5ª rodada contra o Criciúma, na Arena, às 19h.
Coletiva
Na coletiva, o auxiliar Marcelo Salles, que comandou o Grêmio diante do Flamengo, ressaltou as lideranças do grupo gremista. “Pouquíssimos grupos que passaram pelo que passamos teriam o ambiente que nós temos. Geromel Kannemann, estão sempre atentos a cada detalhe do vestiário”, disse.
O auxiliar também citou o lateral Reinaldo. “O Reinaldo é experiente, com aplausos ou vaias vai manter a sua postura. Ele tem total confiança no grupo e nos ajuda muito. Ele nos ajudou no lance do segundo gol, hoje mesmo” ressaltou.
Na zona mista, Diego Costa respondeu sobre a posição do Grêmio da tabela e o confronto direto com o Criciúma.
“O alívio que a gente tem é ganhar quarta-feira. Em nenhum momento sentimos alívio. O Grêmio não pode estar disputando ali embaixo, tem que disputar lá em cima, mas todos sabem o que aconteceu neste ano. Temos que ganhar quarta-feira, sabemos que é uma final”, disse.