, ,

Grêmio vence São José e conquista o pentacampeonato da Recopa Gaúcha

O técnico do Grêmio, Mano Menezes, valorizou o título da Recopa Gaúcha.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

08/07/25

às

23:01

gremio sao jose

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio venceu o São José por 2 a 0 e conquistou o pentacampeão da Recopa Gaúcha na noite desta terça-feira (8), na Arena.

O Grêmio foi superior no primeiro tempo. Em menos de um minuto de jogo, Cristaldo fez um cruzamento para a área. A bola ficou com Arezo, mas chutou por cima do gol.

 Aos 4 minutos do primeiro tempo, o São José respondeu com Nonato, que também chutou a bola sobre o gol. Depois do lance do Zequinha, o Grêmio voltou com a pressão.

Aos 13 minutos da primeira etapa, Dodi fez o passe para Amuzu, que cortou para o meio, limpou a jogada e chutou colocado. A bola viajou na direção do ângulo do goleiro Fabio, mas passou à direita da trave.

Aos 15 de jogo, o Grêmio abriu o placar. Dodi fez belo lançamento da intermediária, dessa vez encontrando Alysson, que entrava livre na área. O atacante dominou a bola com habilidade e tocou na saída do goleiro Fabio, 1 a 0.

Aos 21 minutos do primeiro tempo, a equipe gremista ampliou o placar. Alysson fez bela jogada pela direita e cruzou rasteiro para Amuzu finalizar de primeira e fazer 2 a 0. E o domínio gremista seguiu nos minutos seguintes. Aos 23 minutos, nova chance de Arezo, que recebeu de Amuzu, mas finalizou para fora.

Aos 31 minutos do primeiro tempo, o São José teve a chance de descontar com Jhonata Varela, ex-jogador do Grêmio. Ele recebeu a bola e deu um chute cruzado, mas foi direto pela linha de fundo.

Aos 33 minutos, o Grêmio respondeu com perigo. Lucas Esteves fez um cruzamento, Arezo cabeceou a bola, mas ela passou por sobre o gol do São José.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Arezo foi derrubado dentro da área do São José. Pênalti assinalado e cobrado por Cristaldo, mas o goleiro Fabio fez a defesa.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o São José voltou com outra postura. Aos 5 minutos, Jhonata Varela fez lançamento para Venício, que finalizou livre, mas Tiago Volpi fez grande defesa, salvo do Grêmio.

Aos 17 minutos do segundo tempo, a primeira grande oportunidade do Grêmio após voltar do intervalo. Monsalve acionou Arezo, que ficou frente a frente com o goleiro Fabio e chutou, mas o goleiro do São José defendeu.

A partir daí, o jogou passou a ser bastante disputado no meio de campo, sem jogadas de expressão para ambos os lados. Aos 33 minutos, São José ofereceu risco com Danielzinho, que chutou cruzado e a bola passou próxima do travessão após desviar no zagueiro Wagner Leonardo.

Nos minutos finais, André Henrique ainda teve duas chances, aos 44 minutos, em sobra de lance de Monsalve, e aos 49, após cruzamento de Pavón, mas a bola desviou por cima da meta.

Coletiva

Após o jogo, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, valorizou o título da Recopa Gaúcha.

“O sentimento de conquista, por menor que seja, sempre tem valor para a construção de uma equipe, de confiança, ingredientes fundamentais para voltarmos a sermos o Grêmio que queremos ser”, disse o técnico gremista.

Mano Menezes destacou a atuação de Alysson contra o São José. “Alysson é uma afirmação pós-período da minha chegada. Ele veio crescendo e, hoje, fez seu primeiro gol, o que nos deixa feliz”, ressaltou.

Ele também foi questionado sobre a conversa com o jogador Arezo. “A minha conversa com Arezo foi muito clara, e ele foi muito claro comigo. Arezo não é o único que temos aqui para conversar sobre esse assunto. Isso acontece, é normal. O que precisa-se ter é transparência”, respondeu.

Tópicos