Grupo Folclórico Polônia foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
“O Grupo Folclórico Polônia, da Sociedade Polônia, passou a integrar a Rede Cultura Viva como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, política pública voltada ao reconhecimento e fortalecimento de iniciativas culturais com atuação contínua e impacto comunitário em todo o país”, disse a assessoria de imprensa do Grupo Polônia.
O título, emitido na segunda-feira (5), reconhece a trajetória de mais de 70 anos do Grupo Folclórico Polônia na difusão da cultura polonesa no Rio Grande do Sul e no Brasil, por meio da preservação das danças folclóricas, da valorização da memória e da relação permanente com a comunidade.
“Ser reconhecido como Ponto de Cultura é uma validação institucional de um trabalho construído ao longo de décadas. Sempre fizemos cultura a partir da comunidade, da memória e da continuidade, e integrar a Rede Cultura Viva reforça esse caminho, dando ainda mais sentido ao que realizamos todos os dias”, destaca a diretora cultural do elenco, Alice Kuzniar.
Na prática, ser Ponto de Cultura significa ter uma prática cultural reconhecida como essencial para a vida cultural local, integrando uma rede nacional que promove intercâmbio, visibilidade e continuidade das ações.
“Ao ingressar na Rede Cultura Viva, o Grupo Polônia também amplia suas possibilidades de articulação institucional e fortalece o compromisso com as manifestações culturais”, destacou a assessoria de imprensa do Grupo Polônia.
Grupo Folclórico Polônia
Fundado em Porto Alegre, o Grupo Folclórico Polônia, da Sociedade Polônia, atua há mais de 70 anos na difusão e preservação da cultura polonesa.
Com apresentações no Brasil e no exterior, o grupo mantém vivas as tradições do folclore polonês por meio da dança, das músicas e cantos, além da memória cultural compartilhada.





