, ,

Guaritas do Litoral gaúcho irão acolher e orientar mulheres vítimas de violência

Os guarda-vidas estarão disponíveis para receber o primeiro contato das mulheres.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

19/12/25

às

15:15

guarita

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

Durante a Operação Verão Total 2025/2026, as guaritas do Litoral do Rio Grande do Sul irão acolher e orientar mulheres vítimas de violência.

A iniciativa da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, abrange praias, lagoas e balneários.

“A iniciativa inclui treinamento dos profissionais que atuam nesses espaços e fixação de adesivos informativos nos locais”, ressaltou o governo do Rio Grande do Sul.

Segundo o governo do Estado, ao todo, 930 guarda-vidas atuam na Operação Verão Total. Por se tratar de uma iniciativa pontual, eles receberão treinamento para a condução desse tipo de atendimento.

“Os guarda-vidas estarão disponíveis para receber o primeiro contato das mulheres e, após tomar conhecimento da situação, irão acionar a Brigada Militar para o direcionamento necessário. A partir daí, a mulher será encaminhada para a delegacia mais próxima”, afirmou o governo do Estado.

Ao todo, existem 16 balneários nos municípios do Rio Grande do Sul, sendo 12 localizados no Litoral Norte e quatro no Sul. Nos próximos dias, será fixado um adesivo na guarita mais movimentada de cada praia.

“Infelizmente, casos de violência contra a mulher podem acontecer também em ambientes de lazer. Por isso, as guaritas estarão identificadas e aptas a acolher, orientar e acionar os nossos servidores para proteger essas mulheres”, disse o vice-governador Gabriel Souza, que é o coordenador da Operação Verão Total,

Tópicos