O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre realizou o primeiro transplante de membrana amniótica em uma criança no Brasil após a incorporação oficial da técnica pelo Ministério da Saúde ao SUS (Sistema Único de Saúde), em junho deste ano.
O transplante aconteceu na sexta-feira (14), mas foi divulgado nesta terça-feira (18). O procedimento representa um marco no cuidado ao paciente queimado e inaugura uma nova perspectiva de tratamento para casos pediátricos e adultos de média e alta complexidade.
O paciente é uma criança de 1 ano, natural de Mostardas, com queimadura causada por óleo quente, atingindo cerca de 8% da superfície corporal. Ele deu entrada no Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre na manhã do dia 13 de novembro e, pela gravidade e localização das lesões, foi imediatamente indicado ao transplante, que idealmente ocorre nas primeiras 48 horas após o acidente, reduzindo riscos de infecção e necessidade de múltiplos curativos.
Liderada pelo cirurgião-plástico Renato Rodrigues, a equipe que realizou o procedimento contou com a cirurgiã plástica Carla Sulzbach; os técnicos de enfermagem Emerson Santos, Raquel Ricarte Duarte e Luana Abreu; o anestesista Luciano Saldana e e o enfermeiro Marcos Portela.
Membrana amniótica
A membrana amniótica é um tecido coletado durante o parto, mediante autorização da gestante, e possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e altamente cicatrizantes, funcionando como uma barreira protetora contra bactérias e agentes infecciosos.
Embora o uso da membrana amniótica em queimaduras já ocorresse no Brasil desde a década de 2000, os procedimentos eram realizados de forma excepcional, mediante autorização pontual dos hospitais para situações de urgência, já que não havia regulamentação oficial.
Desta forma, o Estado, capitaneado por Porto Alegre, é o primeiro a contar com um fluxo estruturado e regular para indicação, coleta, processamento e utilização da membrana amniótica, ampliando o acesso dos pacientes e fortalecendo a segurança dos serviços que realizam o procedimento.





