O Rio Grande do Sul vai perder mais um casarão histórico. O brasileiro gosta de ignorar a história, mas acha tudo bonito quando é em outros países, principalmente quando é na Europa.
Já aqui… a administração pública não gosta de reformar nem de preservar. Quer um exemplo? Um casarão histórico será demolido para dar lugar a novo edifício da Brigada Militar.
O casarão histórico do 1º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, será demolido para que o novo prédio da corporação seja construído. Após a obra, restará somente a fachada da casa, erguida na década de 1920.
O leilão para escolha da empresa que vai executar a obra está marcado para o dia 17 de outubro 2025. O projeto prevê uma torre de três andares, quadras esportivas e estacionamento. O novo edifício terá acesso para carros na Avenida Praia de Belas.
Hoje, o governo do Estado ignora a situação da estrutura do casarão histórico. Quem passa por ele, vê que parte do telhado prédio está caindo. O casarão foi doado ao governo do Rio Grande do Sul em 1932, quando passou por uma grande reforma.
Com a Brigada Militar, o casarão passou por dois incêndios e duas enchentes.
