, , ,

Inaugurada nova Cadeia Pública de Porto Alegre

Na nova Cadeia Pública de Porto Alegre, os detentos terão de usar uniforme de cor laranja.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

10/09/25

às

16:02

54778200394 55f21deefa k

Foto: Vitor Rosa / Secom

A nova Cadeia Pública de Porto Alegre foi inaugurada, nesta quarta-feira (10), após mais de três anos de obras.

Na cerimônia, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, classificou como “dia histórico” a entrega da estrutura. “O Presídio Central de Porto Alegre era uma vergonha nacional. Havia 1.800 vagas e quase 5 mil presos. Não era o Estado que efetivamente mandava aqui. Não é apenas um modelo construtivo novo, mas agora é um presídio que vai respeitar a sua lotação com toda a estratégia de atuação da nossa polícia penal”, ressaltou Leite.

Na nova Cadeia Pública de Porto Alegre, os detentos terão de usar uniforme de cor laranja. Segundo o governo do Estado, as 240 celas não contam com tomadas. “Controle rigoroso da ocupação das celas, da movimentação dos presos”, destacou o governador.

54778205963 a4929d4590 c
Foto: Vitor Rosa/Secom

Ventiladores foram instalados nos corredores, e cada galeria irá contar com mais de 30 equipamentos. Conforme o governo do Estado, portas e grades das celas serão abertas por agentes penitenciários que estarão um nível acima, sem contato com os presos.

O complexo também abriga cozinha que será operada integralmente pelo trabalho prisional, além de lavanderia moderna com fluxo separado de roupas sujas e limpas.

Investimento

“O governo do Estado investiu R$ 139 milhões nesta obra histórica, com remodelação completa da unidade prisional, projetada para oferecer melhores condições de segurança e funcionalidade. Para isso, os antigos pavilhões foram substituídos por nove módulos de vivência, com capacidade para abrigar 1.884 apenados, em celas que acomodam até oito detentos”, informou o governo gaúcho.

54778195979 ec9e020bdc c
Foto: Vitor Rosa/Secom

Tópicos