O tempo volta a ficar instável na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo (16), com risco de temporal no território gaúcho.
Com atuação da frente fria e da massa de ar quente, as áreas de instabilidade aumentam e provocam chuva forte e vento no Estado. Neste domingo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para risco de temporal em áreas do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).
No primeiro momento, as cidades com mais perigo são da Campanha e Região Sul: como Bagé, Dom Pedrito, Piratini, Pelotas, Rio Grande e Cristal por exemplo. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade se espalham para as outras regiões do Estado.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.
Segundo o Inmet, com o tempo instável, o alerta laranja (Perigo) para temporal no Rio Grande do Sul vale até o fim da manhã de segunda-feira (17).
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
