O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta sexta-feira (14), um alerta vermelho (grande perigo) para risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul.
Segundo o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), o tempo vai mudar no Rio Grande do Sul com ventos vindos do Norte que deixam o ar mais úmido e quente, aumentando a nebulosidade em diversos pontos neste sábado (15).
Durante a tarde e a noite de sábado, as nuvens carregadas aumentam pelo território gaúcho, que irão provocar chuva em todas as regiões do Estado neste fim de semana. Com a atuação das nuvens carregadas, o Inmet emitiu o alerta vermelho para áreas da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Missões e Região Noroeste (confira no mapa abaixo)
“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos”, disse o Inmet no alerta.
Conforme o Inmet, o alerta vermelho vale a partir da manhã deste sábado (começa as 9h) e segue até o amanhecer de domingo (16). Para as outras regiões do Rio Grande do Sul (Região Sul, Região Metropolitana, Serra e Litoral), o Inmet emitiu um alerta laranja (perigo), que vale até o fim da manhã de domingo.






