Pessoas beneficiárias do INSS que tiveram descontos associativos — autorizados ou não — começaram a receber, a partir desta terça-feira (13), notificações oficiais informando a identificação de débitos em seus benefícios.
De acordo com o governo federal, 9 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS.
Quem foi notificado poderá, a partir de quarta-feira (14), informar qual associação realizou o desconto e o período em que a cobrança foi realizada, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135.
Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo de forma simples e digital. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.
Caso não comprovem, deverão devolver os valores cobrados indevidamente. A entidade que não apresentar o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU específica).
Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício.
Atenção:
- O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso.
Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS
- Dentro do aplicativo, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
- Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”
- Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim:
- Na página inicial do app, clique em “Extrato de benefício”.
- Escolha o número do seu benefício.
- Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.
Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:
- Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida).
- Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).