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INSS inicia comunicação oficial sobre descontos

9 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS.

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13/05/25

às

15:22

inss

Foto: Divulgação / INSS

Pessoas beneficiárias do INSS que tiveram descontos associativos — autorizados ou não — começaram a receber, a partir desta terça-feira (13), notificações oficiais informando a identificação de débitos em seus benefícios.

De acordo com o governo federal, 9 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS.

Quem foi notificado poderá, a partir de quarta-feira (14), informar qual associação realizou o desconto e o período em que a cobrança foi realizada, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135.

Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo de forma simples e digital. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.

Caso não comprovem, deverão devolver os valores cobrados indevidamente. A entidade que não apresentar o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU específica).

Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício.

Atenção:

  • O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso.

Confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS
  • Dentro do aplicativo, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
  • Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”
  • Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.

Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim:

  • Na página inicial do app, clique em “Extrato de benefício”.
  • Escolha o número do seu benefício.
  • Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.

Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:

  • Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida).
  • Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).

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