O sonho do octa do Campeonato Gaúcho segue para o Grêmio. Neste sábado (1), no Estádio Alfredo Jaconi, o tricolor venceu o Juventude nos pênaltis e avançou à final do Gauchão 2025.
O herói da classificação foi o goleiro Tiago Volpi, que defendeu duas cobranças e ainda converteu a sua. No tempo normal, o Juventude venceu por 2 a 1, devolvendo o placar do primeiro jogo na Arena do Grêmio.
O jogo entre as duas equipe foi bastante tenso. No começo do jogo, pouco se viu de bola rolando. Mas muita disputa física e reclamação dos jogadores das duas equipes com a arbitragem.
O Grêmio iniciou tentando propor o jogo. Ocupando o campo de ataque, a equipe gremista atacava pelo lado direito, com Cristian Olivera. Enquanto isso, o Juventude optava pelas jogadas em velocidade.
Aos poucos, o Juventude passou pressionar. Aos 34 minutos do primeiro, Batalla recebeu em velocidade e invadiu a área. Wagner Leonardo tentou o desarme e acabou dificultando o chute do adversário, que finalizou mascado para defesa de Tiago Volpi.
Na reta final do primeiro tempo, o zagueiro Jemerson recebeu dois cartões amarelos e deixou o Grêmio com um jogador a menos para o restante da partida.
Segundo tempo
Com um a mais dentro de campo e jogando em casa, o Juventude foi para o ataque, enquanto o Grêmio se defendia e tentava sair em contra-ataques.
Aos 17 minutos, Ewerthon cobrou falta próximo à área e Tiago Volpi fez uma grande defesa. O time alviverde voltou a atacar aos 21 minutos. Ênio cruzou e Adriano Martins desviou de cabeça para marcar 1 a para o Juventude.
Aos 35 minutos, o Grêmio levou perigo com Wagner Leonardo. Após cobrança de escanteio, o zagueiro cabeceou para grande defesa de Gustavo. Aos 39 minutos, o Juventude chegou ao segundo gol com Mandaca, que fez de cabeça após um cruzamento, 2 a 0.
No último minuto dos acréscimos do jogo, o Grêmio partiu para o ataque e conseguiu escanteio. Na cobrança, a bola ficou viva na área e Gustavo Martins acertou uma bicicleta para descontar o placar, 2 a 1
Após o gol, houve uma confusão entre as equipes e o VAR chamou o árbitro Anderson Daronco, que revisou todo o momento e optou pela expulsão do técnico Gustavo Quinteros. Reginaldo, do Juventude, também recebeu cartão vermelho, o que deixou as equipes em igualdade numérica nos minutos finais de jogo.
Com uma vitória para cada lado nas semifinais, a vaga para a final foi decidida nas penalidades máximas.
Pênaltis
Wagner Leonardo abriu as cobranças para o Grêmio e marcou. Arezo e Tiago Volpi também converteram suas penalidades. O goleiro gremista ainda defendeu as cobranças de Nenê e Alan Ruschel.
Na última batida, Ênio mandou para fora e o Grêmio garantiu classificação para a final do Gauchão ao vencer o Juventude por 3 a 2 nas penalidades.
Coletiva
Após o jogo, na coletiva, Gustavo Quinteros comentou sobre o jogo e desempenho da Equipe do Grêmio diante do Juventude.
“O jogo não foi muito bom para nós. No primeiro tempo não tivemos intensidade na pressão e o Juventude teve mais posse”, disse o técnico do Grêmio.
“Sinceramente, não tivemos muitas chances, exceto um ou outro contra-ataque e uma bola parada. Eu gostaria que todos os jogos fossem como jogamos na primeira semifinal, com um segundo tempo muito bom”, completou Quintero.
Quinteros também comentou sobre sua expulsão. “Eu vou falar diretamente com o árbitro. Me agarraram pelo braço, tento sair com ele por cima, seguem agarrando e eu tiro novamente, com mais força. Não tive intenção de golpear ninguém”, ressaltou.
O técnico do Juventude, Fábio Matias, também conversou com os jornalistas sobre o jogo.
“Todo mundo tem a certeza que fizemos um bom jogo. Precisávamos da vitória para recuperar a autoestima e a autoconfiança da equipe. Dentro do tempo normal, a vitória, ela veio. Talvez não veio pelo placar que imaginávamos que poderia ser, pelo que nós jogamos”, disse.
Na coletiva, o técnico do Juventude reclamou do lance que originou o gol do Grêmio.
“De novo, nós vamos bater na questão interpretativa do árbitro. Todo mundo, e externamente, todos sabem que o lance na ótica foi falta. Se fosse no meio de campo, com certeza daria falta”, ressaltou Fábio.