, ,

“Esse jogo foi um reflexo do ano inteiro”, diz Guerra após Grêmio perder para o Corinthians

Com o resultado, o Grêmio ficou com 45 pontos e conquistou a última vaga da Sul-Americana 2025.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

08/12/24

às

20:42

Atualizado em: 08/12/2024 às 21:26

gremio corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

O Grêmio fechou a temporada 2024 com derrota neste domingo (8). Na Arena, em jogo marcado por homenagens e despedida do zagueiro Geromel, o tricolor gaúcho perdeu por 3 a 0 para Corinthians, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024.

Com a presença de mais de 40 mil torcedores na Arena, a partida começou bastante disputada, com a primeira chance aos 6 minutos de jogo para o Corinthians. Após cobrança de falta, Garro levantou na área, Cacá tentou o cabeceio, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, novo lance de perigo para o time paulista. Yuri Alberto arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e Caíque espalmou para escanteio. Aos 34, o Grêmio chegou com perigo. Pavon cruzou e Braithwaite escorou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Após outras duas tentativas dos corinthianos, com um gol anulado de Yuri Alberto por impedimento, o Grêmio chegou com perigo por duas vezes. Aos 40 minutos do primeiro tempo, Diego Costa chutou dentro da área e Reinaldo novamente, na sequência do lance, de fora. Em ambas as situações, o goleiro Hugo defendeu.

Aos 43 da primeira etapa, Yuri Alberto caiu na área. O juiz analisou o lance do VAR e marcou pênalti. O próprio Yuri Alberto cobrou e abriu o placar para o Corinthians.

Segundo tempo

Após o intervalo, o Grêmio voltou com sua primeira mudança: o meia Cristaldo entrou no lugar do atacante Diego Costa. E já no primeiro minuto da segunda etapa, o argentino protagonizou um lance importante. Em cobrança de falta, ele achou Braithwaite, que mandou de cabeça, mas o goleiro do Corinthians conseguiu espalmar.

Aos 18 minutos do segundo tempo, nova chance de Braithwaite de cabeça. Dessa vez, em cruzamento de Soteldo, que driblou a marcação, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.

Aos 21 minutos, o fim de uma era. Geromel foi substituído por Pepê e saiu absolutamente ovacionado de campo, encerrando sua carreira vitoriosa como grande ídolo do Grêmio. O jogo seguiu bastante movimentado e o clima esquentou por volta dos 30 minutos, quando Dodi, do Grêmio, e Martinez, do Corinthians, foram expulsos por discutirem em campo.

Aos 42 minutos da segunda etapa, o Corinthians ampliou o placar. Romero cruzou para Charles desviar de cabeça, 2 a 0. Nos minutos finais, o Corinthians fez seu terceiro, em belo chute de Memphis, que aproveitou rebote de Alex Santana e mandou de bicicleta, 3 a 0 para o Corinthians.

Com o resultado, o Grêmio ficou com 45 pontos e conquistou a última vaga da Sul-Americana 2025.

Coletiva

Na coletiva, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou sobre o resultado e o desempenho da equipe gremista.

“Esse jogo foi um reflexo do ano inteiro. Uma partida não muito boa, mas eu consigo lembrar de vários jogos com pênaltis gritantes a favor do Grêmio que não foram dados e outros muito duvidosos dados para os nossos adversários”, ressaltou.

“Como clube, eu vejo que o Grêmio está avançando. Embora o desempenho tenha sido muito ruim, especialmente hoje. A última impressão é a que fica”, seguiu.

“Estar classificado para a Sul-Americana não era o nosso objetivo, era a Libertadores. A maneira como a gente conseguiu a classificação foi muito ruim, na última posição, isso não é Grêmio”, completou Guerra.

Guerra também foi questionado sobre a permanência do técnico Renato Gaúcho no Grêmio. “A história que o Renato tem como treinador e jogador é totalmente diferente dos treinadores de outros clubes. Eu não me sentiria a vontade de tratar com outro treinador sem conversar com ele”, respondeu.

Após o jogo, Renato também conversou com os jornalista e comentou sobre o resultado negativo na Arena do Grêmio. “Colocamos uma equipe ofensiva e não deu feito, o Corinthians foi superior o tempo todo e mereceu a vitória. Mas qual é a desculpa para não terem dado pênalti no Soteldo? Pênalti no Soteldo claro e o VAR não chama”, ressaltou.

“Estou triste por não ter brigado na parte de cima da tabela, como sempre brigamos, e isso é um fato. Ao mesmo tempo, estou um pouco feliz porque a conta poderia ter saído mais cara”, completou Renato.

Ele também respondeu sobre sua permanência no clube. “Amanhã eu tenho uma reunião com o presidente. Quando eu sinto que atrapalho eu vou embora, mas antes disso quero conversar com o presidente e trocar algumas ideias, e depois vocês vão ter a resposta por parte dele”, respondeu.

54190964202 d9ba119a8e k
Despedida de Geromel após o jogo contra o Corinthians na Arena. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Tópicos