A direção do Juventude apresentou nesta quarta-feira (14) do novo técnico da equipe principal.
Em coletiva de imprensa, no Alfredo Jaconi, a direção apresentou oficialmente Claudio Tencati como novo treinador do Juventude para a sequência da temporada.
Na apresentação, Tencati citou a goleada sofrida pelo Flamengo. “O Juventude está ainda com a ferida aberta desde o Flamengo, e depois subsequente agora, nessa última rodada com Fortaleza, de novo machucou. Então, o que a gente vai ter que fazer internamente, o mais rápido possível? Fazer os atletas entenderem que tem que cicatrizar isso rapidamente, focar no próximo jogo, ele é o mais importante”, ressaltou.
“Nós já começamos a mobilização. E claro que vai ter a questão tática também, a organização, aquilo da estruturação, o porquê que a equipe tem sofrido os gols. Identificar isso rapidamente, eu vi que em alguns aspectos, a bola parada tem sido um ponto que tem incomodado a equipe. Temos que buscar rapidamente sanar, estancar, gerar confiança de novo, e o Juventude voltar a estar equilibrado”, completou o técnico.
Natural de Indianópolis (Paraná), Tencati, que tem 52 anos, é formado em Educação Física. Ele iniciou sua trajetória no esporte atuando como preparador físico, auxiliar técnico e treinador das categorias de base do Cianorte, em 1997, onde assumiu o comando da equipe principal em 2006.
O treinador ganhou notoriedade nacional ao comandar o Londrina por sete temporadas consecutivas, período em que conquistou um título estadual, dois acessos nacionais e a Primeira Liga de forma invicta em 2017, superando clubes como Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
Após passagens por Atlético Goianiense, Vitória e Brasil de Pelotas, Tencati chegou ao Criciúma em 2021 e rapidamente construiu uma trajetória de sucesso.
Sob seu comando, o Criciúma subiu da Série C para a Série A do Campeonato Brasileiro, consecutivamente, além de conquistar a Série B do Catarinense (2022), o bicampeonato estadual (2023 e 2024) e a Recopa Catarinense (2024).