Na noite deste sábado (22), o Grêmio venceu o Juventude por 2 a 1 e largou em vantagem por uma vaga na final do Campeonato Gaúcho 2025.
Os primeiros movimentos na partida foram de intensidade pelos dois lados, com o Grêmio pressionando a saída de jogo do Juventude.
Aos 5 minutos do primeiro tempo, o Grêmio teve a primeira oportunidade de gol. Monsalve recebeu pela ponta esquerda e viu Cristaldo livre na área. Ele dominou e chutou centro do gol para defesa de Gustavo.
A equipe gremista seguiu buscando o ataque e tinha o controle da posse de bola, obrigando o Juventude a retrair suas linhas e ficar atrás do meio campo.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, depois da troca de passes, João Pedro recebeu próximo à linha lateral e passou com uma meia-lua pela marcação. O lateral cruzou rasteiro e encontrou Braithwaite, que chutou forte para abrir o placar, 1 a 0 Grêmio.
Aos 18 minutos o Grêmio chegou de novo. Na bola virada da direita para a esquerda, Monsalve tentou finalizar e a marcação tirou para escanteio, evitando o segundo gol.
O Juventude seguiu recuado no seu campo. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o lance que gerou muita reclamação pelo lado gremista. Abner foi cortar a bola, mas acertou Monsalve dentro da área. O árbitro Jonathan Pinheiro e o VAR mandaram seguir e nada marcaram.
Em rara oportunidade de ataque, o Juventude empatou o jogo. Aos 32 minutos da primeira etapa, Jean Carlos ajeitou para Batalla, que bateu forte e contou com dois desvios para igualar o marcador na Arena, 1 a 1.
Na reta final do primeiro tempo, aos 43 minutos, Braithwaite puxou contra-ataque e acionou Cristian Olivera. O uruguaio recebeu pela direita da grande área, fez o corte no marcador, chutou de perna esquerda, mas o goleiro fez a defesa.
Segundo tempo
O Grêmio começou o segundo tempo no ataque. O segundo gol do gremista não demorou a sair. Aos 6 minutos, Monsalve ficou com a bola, conduziu até o campo de ataque e viu Amuzu passar em velocidade nas costas da defesa. O belga invadiu a área e passou de trivela para Cristian Olivera completar de primeira: Grêmio 2 a 1.
O Grêmio seguiu atacando. Aos 25 minutos, Villasanti, livre na pequena área, cabeceou rente à trave, direto pela linha de fundo. Aos 38 minutos, o Grêmio chegou ao terceiro gol com Edenílson. Mas, após longa análise no VAR, o árbitro Jonathan Pinheiro anulou e marcou falta de Camilo na origem da jogada.
Grêmio e Juventude voltam a se enfrentar no próximo sábado (1), às 16h30, no Estádio Alfredo Jaconi. Com o resultado, a equipe gremista pode até empatar que mesmo assim, irá confirmar a vaga na final do Gauchão.
Coletiva
Após o jogo, Gustavo Quinteros comentou sobre o duelo entre Grêmio e Juventude.
“Apesar de termos jogado com jogadores que recém chegaram a equipe fez um bom jogo. Creio que podemos jogar melhor. Tivemos a posse da bola e podíamos ter um jogo associativo, gerando situações de perigo”, disse.
“Tivemos dois erros no gol do Juventude: uma saída longa sem destino, e outro que não estávamos perto da marca do extrema deles. O gol veio de um arremate que rebate em dois jogadores. Foi uma má sorte”, ressaltou o técnico do Grêmio.
“Nós estamos formando uma equipe durante a competição. Tivemos um trabalho com uma parte do plantel e agora começaram a chegar jogadores novos. Então ver o jogo de hoje me da muita alegria. Conseguimos superar um rival muito bom”, completou Quinteros.
O técnico Fábio Matias avaliou o desempenho da equipe do Juventude na derrota por 2 a 1 para o Grêmio.
“O cenário inicial de jogo era natural que o Grêmio fosse pressionar. Conseguimos controlar, mas tivemos a desvantagem do gol. Terminamos o primeiro tempo, na nossa concepção, bem. Na volta do segundo tempo, tivemos uma infelicidade, num controle de posse de bola, e acabamos sofrendo o gol”, disse.
“O sentimento nosso e dos atletas é de que poderíamos ter feito um jogo melhor. Uma coisa crucial que eu acredito é ganhar duelos. E hoje nós não tivemos o comportamento que precisamos ter. Principalmente dentro do segundo tempo”, completou o técnico do Juventude.