A cidade Lajeado e toda a região do Vale do Taquari já respiram novamente a magia e diversão das artes circenses.
O Sesc Circo, maior festival do gênero do Estado, iniciou oficialmente as atividades de seu décimo ano, após um cortejo que tomou as ruas do Centro de Lajeado.
Convidando a comunidade a vivenciar toda a magia, alegria e diversão das artes circenses, o cortejo de abertura reuniu dezenas de artistas locais, banda marcial, a Caravana Cedelinho, dentre outros convidados.
A iniciativa teve concentração na Casa de Cultura de Lajeado e passou pela Rua Júlio de Castilhos e pela Avenida Senador Alberto Pasqualini, encerrando na Lona, localizada na Avenida Piraí.
A edição apresentou dois espetáculos em seu primeiro dia: “2 Lunáticos”, que levou a história de Fran e Pichacha, com muito malabarismo, equilibrismo e acrobacia, às escolas EMEF Francisco Oscar Karnal e EMEF Dom Pedro I.
Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, destaca a importância do evento, que, além de alcançar diversas escolas e bairros da cidade, também impacta positivamente em toda a região do Vale do Taquari.
“Mais do que entretenimento, estamos falando de cuidado, de bem-estar e de um compromisso com as pessoas — valores que fazem parte da essência do Serviço Social do Comércio. É um importante movimento de descentralização da cultura e da democratização do acesso às artes. Estamos trazendo espetáculos, oficinas e vivências para toda uma região. Assim, garantindo que mais pessoas possam se emocionar, se divertir e se reconhecer nas manifestações artísticas”, comenta.
Atrações
A programação do 10º Sesc Circo segue com atrações diárias, totalmente gratuitas, até domingo (13) em escolas, na Lona Sesc Circo e em seu entorno. Os ingressos para as apresentações na Lona podem ser reservados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco, onde está disponível a agenda completa.
Ao todo, o evento conta com 22 espetáculos, todos gratuitos, em um total de 38 sessões. Integram a programação coletivos de artistas gaúchos e dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal, além de representantes da Argentina e do Uruguai.
Na agenda desta quarta-feira (9), destaca-se, entre outras atrações, o espetáculo “Clake”, uma apresentação cômica que acentua o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais.
Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica, física e musical.
Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades. Serão duas sessões na Lona Sesc Circo, às 15h e às 20h. Levando a arte para outros pontos da cidade, o Bairro Conventos recebe apresentação do espetáculo gaúcho “CIRCOlando Por Aí”, a partir das 20h.