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Entregue projeto experimental de motofaixa em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a motofaixa é preferencial, mas não obrigatória para motociclistas.

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14/10/25

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13:54

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Foto: Gustavo Roth/EPTC

A Prefeitura de Porto Alegre entregou, na manhã desta terça-feira (14), o projeto experimental da motofaixa da Avenida Assis Brasil, na zona Norte da Capital.

Segundo a prefeitura, iniciativa, coordenada pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), tem como objetivo aumentar a segurança e a fluidez no trânsito. “Especialmente para motociclistas, público mais exposto a riscos nas vias urbanas”, ressaltou.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, vistoriaram o trecho que recebeu a intervenção, com cerca de quatro quilômetros de extensão, no sentido Centro-bairro da Avenida Assis Brasil, entre a rua Joaquim Silveira, próximo ao Terminal Triângulo, e a Avenida Bernardino Silveira Amorim, nas imediações da rótula da Fiergs.

“Eu converso com prefeitos de outras cidades, e todos me disseram que diminuiu o número de acidentes e fatalidades com as motofaixas. É mais mobilidade e segurança para o motorista do carro, mas principalmente para o motociclista. Queremos ampliar esse espaço, mas para isso é fundamental que todos usem com consciência e responsabilidade”, ressaltou Melo.

Funcionamento

A motofaixa é preferencial, mas não obrigatória para motociclistas. Outros veículos podem cruzá-la, desde que utilizem a luz indicadora de direção (seta) e realizem a manobra com segurança. A faixa tem largura mínima de 1,20 metro e está sujeita ao mesmo limite de velocidade de 60 km/h da via.

A faixa é delimitada por sinalização horizontal (pintura especial) e vertical (placas), que orientam o fluxo e reduzem os conflitos laterais entre motos e automóveis.

“O objetivo é organizar o tráfego, oferecer mais previsibilidade aos deslocamentos e diminuir o risco de acidentes”, disse a prefeitura.

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