A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis informou, nesta sexta-feira (10), que o município teve um aumento no número de casos de diarreia causada por rotavírus.
Diante deste aumento, a Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis reforça a importância da adoção de medidas de prevenção e cuidado por parte de toda a comunidade para conter a disseminação da doença.
“O rotavírus é uma das principais causas de diarreia grave, especialmente, em bebês e crianças pequenas, e sua transmissão ocorre pelo contato com pessoas, água, alimentos ou superfícies contaminadas”, ressaltou a Prefeitura de Nova Petrópolis.
Para proteger a saúde da população e controlar o surto, a Secretaria de Saúde e Assistência Social divulgaram as seguintes recomendações:
Prevenção:
A principal forma de prevenção contra a diarreia por rotavírus é a vacinação, disponível no Calendário Nacional de Vacinação.
- Esquema Vacinal: O esquema consiste em duas doses da vacina, administradas aos 4 e 6 meses de idade. Está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
- Prazos: A 1ª dose deve ser aplicada entre 1 mês e 15 dias e 3 meses e 15 dias. A 2ª dose pode ser administrada entre 3 meses e 15 dias e 7 meses e 29 dias.
- Atenção: Mantenha a caderneta de vacinação das crianças em dia. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para mais informações.
Medidas de higiene são fundamentais para evitar o contágio e a transmissão do vírus.
Para a população em geral:
- Lave as mãos frequentemente: Use água e sabão, principalmente antes e depois de comer, após usar o banheiro, trocar fraldas, manipular alimentos, amamentar e tocar em animais. Na impossibilidade de lavar as mãos, use álcool 70%.
- Higienize superfícies: Redobre a limpeza de maçanetas, pias, vasos sanitários, mesas, corrimãos e outros objetos de uso comum.
- Não compartilhe objetos pessoais: Evite dividir alimentos, copos, talheres, toalhas e outros itens de uso pessoal.
- Mantenha distância: Evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de diarreia e vômito.
Cuidados com alimentos e água
- Consuma água segura: Beba somente água tratada. Providencie a limpeza e proteção de poços artesianos.
- Higienize os alimentos: Lave bem frutas, verduras e legumes. Dê preferência ao consumo de alimentos cozidos.
- Manuseio seguro: Lave e desinfete superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos e mantenha a cozinha protegida de insetos e animais.
- Armazenamento correto: Acondicione adequadamente os alimentos que necessitam de refrigeração.