,

Nova Petrópolis auxilia manutenção e preservação de casas de relevância histórica

Cinco proprietários de imóveis de Nova Petrópolis receberão R$ 7.700.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

09/09/25

às

15:12

casa antiga

Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Petrópolis

A Prefeitura de Nova Petrópolis comunicou que vai auxiliar a manutenção e a preservação de casas de relevância histórica no munícipio.

Nas dependências da prefeitura, na segunda-feira (8), foram assinados os termos de compromisso de mais cinco proprietários que receberão o valor de R$ 7.700 através do Programa Municipal de Apoio e Incentivo aos Proprietários de Imóveis Tombados como Patrimônio Natural, Cultural, Histórico e Artístico de Nova Petrópolis ou constantes no Inventário de Conhecimento.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali; a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt; o diretor do Arquivo e Patrimônio Histórico Municipal, Pedro Henrique Scheer, e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel, participaram do ato de assinatura dos documentos.

“Anualmente, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, são selecionados cinco proprietários de casas de relevância histórica Municipal para receber os valores com o objetivo de manutenção, restauro e preservação dos imóveis”, destacou a prefeitura.

Segundo a prefeitura, em 2025, foram contemplados pelo auxílio os proprietários Renita Hoffmann Ott, Jorge Altair Boelter, Associação Educacional Bom Pastor, Otávio Soares e Rodrigo Witt.

“Importante ressaltar que o programa não é exclusivo para as casas construídas em técnica enxaimel, sendo possível a participação de casas tombadas ou constantes no inventário que estejam na zona rural”, declarou o diretor do Arquivo e Patrimônio Histórico Municipal, Pedro Henrique Scheer.

Tópicos